Automóveis Titulo
Sedãs em grande estilo
Wagner Oliveira
Do Diário do Grande ABC
27/04/2011 | 10:36
Compartilhar notícia


Dois grandes sedãs poderosos, que reúnem traços sofisticados, tecnologia, estilo, segurança e ainda a força do motor V6. Chevrolet Omega Fittipaldi 3.6 e Honda Accord 3.5 fazem disputa digna de titãs. Só que, por mais renovado que esteja o exemplar japonês, o modelo oriundo da Austrália ainda vence este comparativo contra o rival por oferecer mais por menos, além da história e empatia que ainda mantém mesmo tendo perdido o mercado que dispunha quando era fabricado localmente.

Com seu design mais ligado à escola europeia, o Chevrolet Omega vem conseguindo se manter atualizado graças às suas constantes modificações ao longo dos últimos 20 anos. Na última delas, apresentada no Salão do Automóvel de São Paulo, ganhou a versão Fittipaldi, numa clara busca pelo consumidor que preza a esportividade ligada ao nome do famoso piloto.

Com uma completa lista de equipamentos, que inclui sistema de controle de tração (TCS), freios antiblocantes e controle de estabilidade, entre outros itens de série, o Chevrolet Omega tem o preço mais competitivo, ao ser oferecido a partir dos R$ 128,6 mil. Com nível de equipamentos também à altura, o Honda Accord parte de R$ 144,5 mil.

Internamente, o Omega Fittipaldi traz muito conforto. Destaque para o sistema multimídia com display de LCD multifuncão, cujos comandos são acionados pelo toque dos dedos na tela de 6,5 polegadas instalada no centro do painel. Por meio dela, também são projetadas as imagens em manobras em marcha à ré.

Apesar de suas dimensões consideradas grandes para os padrões brasileiros, o Omega consegue fugir da pecha de carro de tiozão por ter linhas limpas e harmoniosas, tanto nas laterais quanto na frente e na traseira. Suas rodas aro 17 ajudam a dar jovialidade ao grande sedã.

Elegância que o Honda Accord também tem de sobra. Com linhas mais ousadas, o modelo japonês tem todos os atributos que o público mais sofisticado deseja, com muito conforto interno, manobralidade e força.

O espaço interno é generoso para todos os ocupantes, assim como o painel se destaca pelos grandes mostradores. Os principais controles de som e do controlador de velocidade são integrados ao volante de couro, que possui regulagem de altura e profundidade.

Os dois motores têm muita força - mas o Omega leva vantagem por ter mais cavalos e esar mais ajustado. Equipado com transmissão automática de seis velocidades, a série especial Fittipaldi conta com o propulsor Alloytec 3.6 V6 SIDI. A potência é de 292 cv a 6.200 rpm. Já o torque é de 36,7 mkgf a 2.900 giros. Segundo dados de fábrica, o Omega acelera de 0 a 100 km/h em 6,8 segundos e sua velocidade máxima é de 235 km/h, limitada eletronicamente.

Já o Honda Accord é equipado com motor 3.5 i-VTEC 24V (SOHC), de comando simples no cabeçote (SOHC). Alcança potência de 278 cv a 6.200 rpm e 34,6 mkgf de torque a 5.000 rpm. A transmissão automática é de cinco velocidades, com sistema que detecta o modo de condução e seleciona as marchas, proporcionando transições muito mais suaves. A tecnologia visa reduzir consumo de combustível, além de reduzir emissões de poluentes, respeitando o meio ambiente.

Pelo que oferecem, os dois têm tudo para agradar os mais exigentes, mas o Omega ainda segue com a preferência.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;