Automóveis Titulo
Só duas portas
Wagner Oliveira
Do Diário do Grande ABC
27/04/2011 | 10:35
Compartilhar notícia


O novo Fiat Uno, na versão Sporting 2012, resgatou com personalidade o estilo duas portas. Tanto interna quanto externamente, o modelo está bem resolvido. Tanto que dá até para pensar em abandonar o carro quatro portas, cujo predomínio alcança cerca de 90% das vendas no Brasil.

O maior inconveniente da versão de duas portas continua sendo o incômodo acesso ao passageiro do banco traseiro - o motorista, em muitos casos, é obrigado a descer para dar passagem a quem vai atrás. Para quem se irrita, o Sporting também pode ser encontrado na carroceria com quatro portas.

O modelo de duas portas tem proposta muito mais urbana, principalmente para uso cotidiano e individual de casa para o trabalho. Mas também dá para passear nos fins de semana, desfrutando de seu visual descontraído.

O Sporting começa agradando pela aparência externa. As intervenções estéticas ficaram mais interessantes do que nas versões da Fiat que abusam dos apliques plásticos. No Sporting, são vários os elementos que buscam diferenciação. Entre eles, estão faróis com máscara negra, aerofólio, spoiler dianteiro, lanternas com acabamento fumê, caixas das rodas em preto e branco e ponteira no escapamento cromada.

Sem contar o grafismo nas laterais. O recurso deixou o Uno com a aparência de carro de corrida. As rodas esportivas aro 15, com pneus 185/60, e os faróis de milha também incrementaram bastante o estilo jovial do modelo.

Internamente, o Uno Sporting também consegue bons resultados ao usar adesivo quadriculado ao redor do quadro de instrumentos. Os mostradores contam com novos grafismos, e os bancos têm tecido exclusivo, com emblema da versão nos encostos.

Com algumas mudanças na suspensão, que foi rebaixada em 2 cm em relação a outras configurações, a versão também ficou gostosa de guiar. As molas ficaram mais rígidas e a barra estabilizadora frontal teve o diâmetro ampliado para dar maior rigidez.

Essas intervenções deixaram o carro com boa pegada, que vai além só da aparência esportiva - truque que as montadoras usam muito, por exemplo, no conceito off-road urbano. O hatch ficou com manobrabilidade agradável - apesar de sofrer um pouco mais com as irregularidades do piso, já que a altura mínima do solo caiu de 18,3 cm na versão Way 1.0 para 17 cm na Sporting.

De série, o Fiat Uno Sporting vem com direção hidráulica, volante em couro, computador de bordo, travas e vidros elétricos.

Para segurança, conta com freios ABS e air bag duplo como opcionais no kit HSD (R$ 2.480). No quesito conforto, ar-condicionado e o sistema de som, com CD player e MP3, também estão entre os opcionais - no kit Creative 1, oferecido a R$ 5.271.
O motor é o mesmo 1.4 flexível que equipa outras versões. Gera 88 cavalos a 5.750 rpm (etanol) e 85 cv a 5.750 rpm com gasolina. O torque é de 12,5 mkgf a 3.500 rpm (etanol) e de 12,4 mkgf a 3.500 rpm (gasolina).
Na versão de duas portas o Uno Sporting custa R$ 32.170. Na carroceria com quatro portas, a mesma versão parte de R$ 33.970. Para quem precisa de um bom carro para curtir, o Uno Sporting é interessante.

Estilo resiste ao tempo

Os anos 1990 foram divisores de águas no mercado automobilístico brasileiro. Antes deles, o consumidor era avesso ao carro de quatro portas. Depois, mudou radicalmente, e praticamente abandonou os modelos de duas portas, modalidade que ainda é muito apreciada em outros mercados, como o da Europa, por representar esportividade.

Mas alguns modelos nacionais resistiram bravamente. O principal deles foi o Ford Ka, que, sem ter solução industrial para isso, nunca teve versão de quatro portas. Mas deu tão certo que o modelo fabricado pela Ford em São Bernardo já tem produção estimada de 110 mil unidades anuais.

Além de modelos importados que se destacam pelo conceito duas portas, como Volkswagen Beetle, Mini Cooper e Smart Fortwo, o novo Fiat Uno também quer uma fatia deste crescente nicho de mercado, que é disputado pela Volkswagen com o desatualizado Gol geração 4.

Entre os carros de entrada, o Ford Ka ficou entre os cinco veículos mais vendidos em 2010. De acordo com levantamento da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), o modelo teve 84.833 unidades emplacadas no ano passado. No primeiro trimestre, o Ford Ka ainda continua na quinta colocação entre os mais vendidos.

"Sempre apostamos no Ka de duas portas porque sabíamos que parte considerável dos consumidores valoriza esta opção em razão do estilo, preço e design", afirmou o presidente da Ford do Brasil e Mercosul, Marcos de Oliveira. "O sucesso do Ka é a prova de que estávamos certos."

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;