Economia Titulo
Chevrolet e Fiat lideram em valor de revenda
Leone Farias
Diário do Grande ABC
26/04/2011 | 07:45
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


Atributo a ser levado em conta na hora de o consumidor comprar um carro novo, o percentual de depreciação do veículo é, de forma geral, menor entre carros populares de grandes montadoras. É o que aponta o mais recente estudo realizado pela AutoInforme/Molicar.

Pela pesquisa, o Celta, da Chevrolet, lidera o ranking deste mês dos carros que menos perdem valor depois de um ano de uso. É seguido pelo Palio e pelo Mille, da Fiat.

O quesito é importante. Quanto menor a depreciação, maior é o valor de revenda dos carros. Neste mês, esses três veículos - em um total de cinco versões - apresentaram desvalorização de menos de 10%.

O Celta, em suas duas versões, teve perda de valor de 9,4% um ano depois de ter deixado a concessionária. É o carro menos depreciado do mercado brasileiro.

O Palio Economy duas portas perdeu 9,6% e o quatro portas, 9,8%. Finalmente, o Mille Economy registrou redução de 9,9% em 12 meses. /CW

De acordo com análise da Autoinforme, trata-se de desempenho extraordinário, pois significa que 90% do capital investido nesses carros pode ser retornado depois de um ano.

Isso levando em conta que o produto foi utilizado, sofreu desgaste e certamente precisará de manutenção para seguir se comportando como novo.

A depreciação é algo que o consumidor precisa computar na hora de pesquisar o veículo que vai adquirir, segundo o consultor automotivo Paulo Roberto Garbossa. Isso porque o carro, normalmente, não é para a vida toda e quanto maior sua taxa de depreciação também é maior a dificuldade de revendê-lo sem grandes perdas.

Garbossa avalia que as grandes montadoras levam, em geral, vantagem porque, ao produzir em larga escala e ter grande rede de distribuição, podem ter custos menores - com isso, o valor de peças para manutenção pode ser inferior a de outras fabricantes. Isso colabora para a menor depreciação.

 

SEGMENTOS - No ranking por modelos, entre os dez carros que apresentaram os maiores valores de revenda estão veículos de vários segmentos. Em quarto no ranking aparece a picape Strada, cuja depreciação é de apenas 10,9%. A seguir vem o Gol G5 (com -11,2%) e o EcoSport, que perde 11,6% num ano.

Em sétimo está o Honda Fit, com depreciação de 11,9%, em oitavo o Siena (-11,9%) e em novo o Voyage (também - 1,9%).

E empatado com o Ka, com depreciação de 12%, aparece o Captiva, da GM, o utilitário esportivo com o maior valor de revenda do mercado brasileiro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;