Marina Brandão/DGABC

A deputada estadual Vanessa Damo (PMDB-Mauá) foi convidada pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, para comandar a Secretaria de Participação e Parceria, atualmente sob a tutela de Francisco Buonafiana. A informação, que circulou ontem nos corredores do Palácio do Anhangabaú, sede da prefeitura da Capital, foi confirmada pela peemedebista.
A parlamentar foi indicada pelo partido à vaga. Ela esteve reunida ontem à noite com a vice-prefeita, Alda Marco Antônio (PMDB), e o presidente estadual do PMDB, deputado estadual Baleia Rossi, para saber detalhes da transação, que tem aval do vice-presidente da República e mandatário nacional da legenda, Michel Temer, e da bancada da sigla na Assembleia Legislativa.
Vanessa disse que ficou lisonjeada pela escolha, mas ainda não decidiu se aceitará o convite. "Isso mostra confiança no nosso trabalho. Representar o partido nessa função tão importante é de grande responsabilidade. Porém, tenho de refletir. Se esse processo me qualificar para futuros projetos em Mauá, como ser candidata ao Paço, que hoje está sofrendo nas mãos do Oswaldo (Dias-PT), eu aceito. Sei que a cidade precisa mais do que nunca da minha ajuda. Mas se eu ver que irei me distanciar do município, não", explicou a deputada, que deve definir a situação até o início da semana que vem.
Por um lado, a atuação executiva na maior cidade da América Latina daria projeção política para Vanessa Damo. Por outro, o trabalho na secretaria demandaria tempo da parlamentar, que ficaria afastada de Mauá, o que poderia gerar prejuízo eleitoral ao projeto de concorrer à Prefeitura mauaense em 2012.
Nos bastidores, ventila-se que a indicação se deu por conta do dinamismo do mandato parlamentar, além do fato de ser mulher, para gerir uma Pasta que cuida de projetos para o público feminino, jovens e idosos.
Formada em Desenho Industrial, pela Faculdade Belas Artes de São Paulo, a peemedebista de 29 anos está seu segundo mandato. Em Mauá, tem concentrado esforços para colocar em funcionamento uma delegacia seccional, IML (Instituto Médico Legal), AME (Ambulatório Médico de Especialidades), Acessa São Paulo, além de buscar investimentos na área de Saúde da Mulher e para o Hospital Municipal de Clínicas Doutor Radamés Nardini./CS
SECRETARIA
A Secretaria de Participação e Parceria da Prefeitura de São Paulo é composta por oito Coordenadorias: Juventude; Assuntos da População Negra; da Mulher; do Idoso; Diversidade Sexual; Convivência, Participação e Empreendedorismo Social; Atenção às Drogas; e Inclusão Digital.
Esta última uma das mais atuantes. Criado em janeiro de 2001, o setor tem como uma das principais responsabilidades o gerenciamento e o planejamento dos telecentros. Estão em funcionamento em toda a Capital 362 unidades do programa, com computadores conectados à internet e impressora. O objetivo do governo Kassab é chegar a 400 telecentros até o fim do ano.
A possível ida de Vanessa Damo para a Secretaria de Participação e Parceria não estaria condicionada à sua filiação ao PSD, partido recém-criado por Gilberto Kassab, como também se especula.
A deputada ingressou no PMDB no dia 21 de setembro de 2009 - portanto há um ano e sete meses - depois de imbróglio político no PV, que culminou em sua saída da sigla verde, ao argumentar que passava por perseguição.
O prefeito da Capital tem cooptado nomes de peso para sua nova legenda, como o vice-governador Guilherme Afif Domingos. Entretanto, como a indicação da parlamentar para assumir a secretaria partiu do PMDB, seria incoerência ela deixar o partido.
Vanessa ganha prestígio da legenda no momento em que outras lideranças regionais peemedebistas buscam ampliar campo de atuação.
Nilson Bonome, secretário de Gabinete e Saúde de Santo André, e Jarbas Zuri, diretor do Semasa (Serviço de Saneamento Básico de Santo André), articulam coordenar a sigla em Santo André, São Bernardo e São Caetano, enquanto a parlamentar, escolhida por Michel Temer e Baleia Rossi para representar o PMDB em todo o Grande ABC, ficaria com Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.