Política Titulo
Deputados da região dão adeus a José Alencar
Gustavo Pinchiaro
Do Diário do Grande ABC
31/03/2011 | 07:29
Compartilhar notícia


O ex-vice-presidente da República José Alencar (PRB) foi velado ontem no Palácio do Planalto com honras de chefe de Estado. Entre ministros, governadores, políticos de todos os partidos, integrantes do Judiciário, empresários, servidores e populares, também passaram por lá políticos do Grande ABC.

O deputado federal José de Filippi Júnior (PT-Diadema) compareceu por volta de meio-dia "para dar um abraço" na família. "Ele deixou três valores imprescindíveis para um homem público: generosidade, esforços a favor do bem comum e dos que mais precisam e lealdade."

Os deputados Vicente Paulo da Silva, o Vicentinho (federal, PT-São Bernardo), e Donisete Braga (estadual, PT-Mauá) prestaram as últimas homenagens a Alencar juntos. Vicentinho lembrou de momentos de descontração. "Alencar me chamava de conterrâneo, pois tinha uma chácara no Rio Grande do Norte, Estado onde nasci." Donisete considerou o ex-vice um emblema político. "Com certeza os jovens políticos vão se lembrar dele e seguir o exemplo de homem público."

Lembrança comum entre os petistas da região foi a importância de Alencar para a vitória do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em 2002. Por ter presidido a Federação de Indústrias de Minas Gerais e ser um empresário bem-sucedido, a desconfiança agregada a Lula, ex-sindicalista que ainda não tinha atuado em gestão pública, foi quebrada.

A presidente Dilma Rousseff (PT) e Lula chegaram ao velório por volta das 21h30. Chorando, Lula beijou a testa de Alencar. Dilma observou o ex-vice por alguns segundos e deu um leve toque em suas mãos. De acordo com a segurança do Planalto, até esse horário cerca de 6.800 pessoas estiveram no local. Depois de 13 anos lutando contra câncer no abdômen, Alencar morreu de falência múltipla dos órgãos na tarde de anteontem, aos 79 anos. Dom Lorenzo Baldisseri, núncio apostólico do Brasil, celebrou a missa de despedida.

Hoje, o Corpo de Bombeiros de Belo Horizonte irá utilizar no cortejo fúnebre do ex-vice-presidente os mesmos veículos que transportaram o corpo do ex-presidente Tancredo Neves da Base Aérea da Pampulha até o Palácio da Liberdade. O velório ocorre das 9h às 13h. O corpo de Alencar será cremado às 14h no Cemitério Parque Renascer, em Contagem.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;