Setecidades Titulo São Bernardo
Protesto de estudantes para a Marechal Deodoro
Henrique Munhos
Especial para o Diário
24/03/2011 | 07:49
Compartilhar notícia


Aos gritos de "o dinheiro do meu pai não é capim, eu quero passe livre sim", cerca de 150 estudantes de São Bernardo organizaram um protesto na manhã de ontem para reivindicar entrada gratuita no transporte público da região. O ato foi organizado pela Ares (Associação Regional dos Estudantes Secundaristas) do Grande ABC.

O protesto começou por volta das 8h. Segundo a organização, compareceram alunos de seis escolas de São Bernardo. Após se reunirem na Praça da Matriz, os estudantes andaram pela Rua Marechal Deodoro e foram até o prédio da Prefeitura, interrompendo o trânsito.

Além da passagem gratuita para os estudantes, a entidade reivindica a redução no preço da passagem, hoje em R$ 2,90. "O passe é um direito dos estudantes, e já foi conquistado em algumas cidades do País, como Rio de Janeiro e Cuiabá. É uma luta nacional, e não vamos parar enquanto não conseguirmos", afirmou o diretor de comunicação da Ares, Greiky Pinheiro dos Santos, 17.

Ele disse que o movimento fez uma reunião com o secretário de Governo de São Bernardo, Maurício Soares, segunda-feira. "Mas para eles não é possível, pois é prejuízo para os cofres públicos. Entretanto, queremos que esse dinheiro saia dos empresários, que lucram cada vez mais com o transporte e não dão retorno social."

Após entrarem no prédio da Prefeitura de São Bernardo, uma comissão da entidade se reuniu novamente com o secretário, que comunicou que a proposta dos estudantes será discutida nas reuniões do Orçamento Participativo.

"Já é um avanço, mas temos que batalhar muito mais para conseguirmos o que queremos. Além disso, foi ruim, pois não falamos com o prefeito, que era o que desejávamos", ressaltou o presidente da Ares, Vinicius de Carvalho.

Segundo ele, a entidade irá protocolar pedido de reunião com o prefeito hoje junto à administração municipal.

O dirigente estudantil também informou que o protesto foi organizado por conta de a administração municipal não ter cumprido a promessa de reunião com a Ares. "Prometeram uma reunião com a gente há cinco meses, e só foram nos atender quando souberam deste novo protesto. Precisamos destas atividades para eles (as prefeituras) pararem de tratar mal os estudantes."

Alunos da 5ª série do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio foram convocados pela associação para participar do protesto. Foi o caso dos jovens Mateus Santos de Lima e Koji Ribeiro Shinozaki, 11 e 12 anos, respectivamente, que são moradores do Ferrazópolis. "Mesmo faltando na escola, nossas mães nos incentivaram a vir aqui, pois estamos lutando pelos nossos direitos", disseram os jovens.

Desde que foi fundada, a bandeira da Ares-ABC é o passe livre irrestrito e sob o controle dos estudantes. Segundo a associação, 30% da evasão escolar é por conta dos preços abusivos do transporte.

O protesto contou com a presença da presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Centro Paula Sousa, Neusa Santana Alves, 48. "Os políticos pensam na educação como gasto, enquanto deveriam pensar em investimento. Por isso é necessário o acesso ao transporte público, assim como ao lazer e à cultura", afirmou a dirigente sindical.

Na próxima quinta-feira, está previsto um protesto em Santo André.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;