Cultura & Lazer Titulo
Cristiana Oliveira engorda 15 kg para viver Iraci
Kelly Zucatelli
Do Diário do Grande ABC
14/03/2011 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


Norma (Glória Pires), da novela Insensato Coração, não terá paz na cadeia a partir de sábado, quando ganhará uma terrível companheira de cela, Iraci (Cristiana Oliveira).
EMA atriz, que entra para o casting e fica durante três meses, teve de engordar 15 quilos para viver a sua nova personagem.
Cristiana falou com exclusividade ao Diário sobre o seu laboratório para viver Iraci e, principalmente, o desafio de ter de ganhar peso. Logo ela, que sempre viveu de dietas para não voltar a ser obesa.
"Absorver a ideia de engordar não foi algo tão fácil, mas virou um detalhe quando comecei a estudar a personagem. Vou levar para o público algo mais próximo da realidade. Me sinto como uma ‘porta' grande e forte, mas não importa. Quando o trabalho terminar, vou entrar em uma dieta rigorosa e perder o peso", confessa a atriz.
A intérprete encara com naturalidade o estranhamento que recebeu da mídia, de alguns amigos e do público, afinal ela, que nunca vacilou com a balança, de repente engordou tantos quilos. Mas por outro lado critica a forma como pensam sobre a questão, dando ênfase ao fator estético em detrimento da entrega do profissional para atuar mais próximo do real.
"Tem uma razão para a especulação, pois sempre fui obesa na adolescência, e as pessoas, principalmente no Brasil, valorizam muito a beleza e a boa forma. Cheguei a escutar no início do meu estudo que a novela seria uma desculpa para justificar o meu aumento de peso e fui criticada. Mas as pessoas sérias que estão envolvidas no trabalho elogiam a minha coragem", detalha Cristiana.
Com o acompanhamento de duas nutricionistas, ela teve de aumentar o carboidrato na dieta.

IRACI NA PELE
Depois de ser convidada pelos autores da novela, Cristiana passou a visitar casas de custódia e presídios de alguns estados para ter um contato mais próximo com o cotidiano das detentas, o que facilitaria a construção da personagem.
"Comecei a conviver com elas e perceber que todas pareciam com a Iraci, homossexual. Nos locais que fui, elas se chamam de sapata e querem ser como homens. Vi também que quase todas são gordas e fortes, além de terem tatuagens. Não podia fazer algo diferente daquilo", explica Cristiana.
E o estudo de observação foi se aprofundando e dando forma à personagem que terá fortes características masculinas. "Cerca de 50% delas têm nome de mulher, mas gostam de ser chamadas como homens. Muitas são virgens de homens, mas já tiveram experiências femininas", detalha a atriz.

OUTROS
Cristiana Oliveira só reforça o time de outros nomes que já aderiram às dietas para emagrecer ou engordar para viver personagens em novelas, filmes e peças de teatro.
Outra global que pode ser citada é a atriz Fernanda Souza, que já teve que engordar sete quilos em 60 dias para interpretar a professora Carola, na novela O Profeta (2006).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;