Setecidades Titulo
Folia terá 355 mil camisinhas
Camila Galvez
04/03/2011 | 07:56
Compartilhar notícia


Brincar o Carnaval com segurança exige responsabilidade do folião, principalmente no que diz respeito à Saúde. Não basta evitar excessos na alimentação e consumo de álcool: é preciso ser consciente na hora do sexo, para se prevenir de DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis) e Aids, ou ainda ser surpreendido por uma gravidez indesejável.

Pensando nisso, as cidades do Grande ABC que terão desfiles de Carnaval neste ano vão distribuir, juntas, 355 mil preservativos. Santo André, que espera receber 30 mil foliões, é o município que entregará mais camisinhas: cerca de 170 mil. Em seguida vem São Bernardo, que estima público de 50 mil pessoas e terá o dobro de preservativos à disposição. Diadema espera 20 mil foliões e disponibilizará 70 mil camisinhas. São Caetano terá público de 7.000 pessoas e 15 mil preservativos distribuídos.

Em São Bernardo, equipes do Programa de DST/Aids, agentes comunitários e as equipes do Programa de Redução de Danos estarão em duas tendas na Avenida Aldino Pinotti, amanhã e no domingo. Os agentes de Redução de Danos abordarão os jovens que participam dos bailes carnavalescos próximos à Praça Pastor Augusto Alves da Silva, no Ferrazópolis. O objetivo é conversar com os foliões e orientar sobre as consequências do abuso de álcool e drogas.

Em Santo André serão disponibilizadas duas ambulâncias e uma tenda durante os desfiles. Cerca de 100 mil folders e 200 cartazes com orientações sobre DST/Aids e uso correto da camisinha serão entregues. Já os preservativos estarão disponíveis nas unidades de Saúde, em atividades de prevenção de campo, durante os desfiles de amanhã e domigo, no Espaço Pirelli, e no Baile de Máscaras em Paranapiacaba, na segunda-feira.

 

MULHERES

 

Em Diadema, que aderiu à campanha Curta o Carnaval, sexo só se for de camisinha. Senão, não dá, do Ministério da Saúde, o trabalho será realizado durante todo o desfile, amanhã na Avenida Dr. Ulysses Guimarães. O foco é o público feminino, pois dados do Ministério apontam que há maior incidência de contágio da Aids por mulheres entre 13 e 19 anos. A proporção é de dez casos femininos para oito masculinos.

Também serão entregues 25 mil folhetos informativos sobre a importância do uso da camisinha. Além da distribuição no dia do desfile, os munícipes poderão retirar preservativos gratuitamente nas 20 UBSs (Unidades Básicas de Saúde).

Em São Caetano, integrantes do Programa de DST/Aids e Hepatites Virais a estarão na Avenida Guido Aliberti no desfile de amanhã, instalados em estande para orientar a população quanto à importância do uso de preservativos. Assim como em Diadema, a ação também integra estratégia do Ministério da Saúde.

Ligações ao Disque-Aids crescem 60% após Carnaval

As ligações para o Disque-Aids, do governo do Estado, chegam a aumentar 60% depois do período de Carnaval, segundo balanço feito pela Secretaria de Estado da Saúde em 2010. O serviço gratuito responde dúvidas sobre DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis) e fornece orientação e endereços dos locais em que é possível fazer o teste de HIV/Aids em todo o Estado, inclusive no Grande ABC.

Em janeiro do ano passado foram registrados 405 atendimentos por telefone. No período de um mês após o Carnaval daquele ano, o número subiu para 659.

O Disque DST/Aids é oferecido pela Secretaria desde 1983. Foi o primeiro serviço desta natureza na América Latina e a primeira resposta governamental para o enfrentamento da epidemia no início da década de 1980.

Desde 1998 passou a ser um canal gratuito de escuta, acesso à informação, orientação e aconselhamento sobre práticas de sexo seguro, serviços especializados para realização de teste anti-HIV e instituições governamentais e não governamentais que atuam na defesa dos direitos dos portadores de DSTs, HIV ou que manifestaram a Aids.

O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Basta ligar para o número 0800 16 25 50. A secretaria afirmou que não haverá atendimento durante o feriado de Carnaval. O Disque-Aids retorna ao meio-dia quarta-feira.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;