Automóveis Titulo Parabéns!
Golf: 500 mil unidades
Do Diário do Grande ABC
Com Agências
02/03/2011 | 07:30
Compartilhar notícia


O velho de guerra Volkswagen Golf tem o que comemorar. No Brasil desde 1994, quando era importado na versão esportiva GTI de apenas duas portas, o hatchback médio atingiu a marca histórica de 500 mil unidades fabricadas no País, mais especificamente na fábrica de São José dos Pinhais, no Paraná.

Apesar da importante marca, o Golf já mostra sinais de cansaço. Aqui no Brasil é comercializada uma espécie de quarta geração repaginada, enquanto na Europa já circula a sexta geração e, nos veículos especializados, se comenta que uma sétima geração já está em desenvolvimento nos centros de engenharia da marca.

O Golf deixou de falar espanhol em 1999, quando passou a ser fabricado por aqui. Desde então, são 12 anos ininterruptos de produção. Entre as diversas versões por aqui comercializadas, algumas, como a própria montadora alemã gosta de falar, emblemáticas. Destaque para a GTI de 193 cv de potência apresentada em 2003 e para a limitada a apenas 99 unidades GTI VR6 com motor seis cilindros de 24 válvulas, que entregava fantásticos 200 cv.

Atualmente, o modelo é comercializado em seis versões de acabamento, com transmissões manual de cinco velocidades ou automática Tiptronic de seis. No fim de 2010, foi lançada a série limitada Golf Limited Edition para a motorização 1.6 Total Flex. Baseada na versão Sportline 1.6, oferece conteúdo atraente de equipamentos de conforto e estilo, com ótima relação custo-benefício. A série será produzida até o fim do primeiro semestre.

CURIOSIDADE - O Golf tem algumas particularidades em sua trajetória. Por incrível que pareça, ele é o veículo mais vendido da história da Volkswagen no mundo, superando inclusive o Fusca.

Além da alusão ao golfe - esporte - e ao status que ele representa, o nome do carro deriva originalmente das palavras Golf Storm (corrente do Golfo), a corrente de ar úmida que parte do Golfo do México.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;