Setecidades Titulo Meio Ambiente
Sto.André tem espaço para educação ambiental
Do Diário do Grande ABC
24/02/2011 | 20:00
Compartilhar notícia


Ao caminhar pelas  trilhas do Parque Escola, em Santo André, às vezes é difícil acreditar que se está próximo ao centro da cidade. O espaço Parque Escola, em Santo André, promove a educação ambiental e tem grande diversidade de espécies de plantas e flores.

O parque é fonte de informações sobre biologia, botânica e reciclagem. Por isso, o agendamento de visitas monitoradas por escolas é uma das principais atividades realizadas, por causa das diversas coleções de plantas nativas e exóticas e construções baseadas em reaproveitamento de materiais e sustentabilidade.

O cactário, como é conhecido o espaço dedicado ao cultivo de plantas que vivem sob o clima seco, possui exemplares imensos de mandacaru, muito comum no Nordeste,  cactos "Chic-chic" e "Banco de Sogra" e plantas como Dedo de Moça e a Agavea. E assim descobrir, por exemplo, como sobrevivem as plantas com tão pouca água e para que servem seus espinhos.

Outro local que desperta muita curiosidade das crianças  é o viveiro de plantas carnívoras, com nove espécies, como a Nephente e a conhecida Dionaea, com suas folhas parecendo uma "boca" aberta, pronta para receber os insetos.

Há ainda a coleção de sementes e frutos secos, onde o visitante pode descobrir que a bucha usada para tomar banho é um fruto seco e como é o urucum, usado pelos índios para se pintar para a guerra.

Uma visita de escola costuma durar em média 2h30, e  conta com o acompanhamento de um educador ambiental. O passeio é gratuito e o agendamento deve ser feito pelo telefone 4438-1758.

A programação de  cursos e palestras pode ser conferida no www.santoandre.sp.gov.br.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;