Automóveis Titulo
Ford Galaxie comemora hoje 44 anos de sucesso
Marcelo Monegato
Do Diário do Grande ABC
16/02/2011 | 07:30
Compartilhar notícia


No dia 16 de fevereiro de 1967 saía da linha de montagem da Ford em São Bernardo o primeiro Galaxie. Sinônimo de requinte e luxo - foi utilizado como carro oficial do presidente da República durante anos -, o grandalhão de 5,33 metros de comprimento foi fabricado até 1983, totalizando 77.850 unidades.

Quando ganhou as ruas brasileiras, o Galaxie 500 - inspirado no modelo produzido nos Estados Unidos - era equipado com motor 4.5 V8 a gasolina de 166 cv de potência. A transmissão era manual de três velocidades na coluna de direção.

Em 1969, o grandalhão evoluiu em termos de mecânica e conforto com a introdução da versão LTD. Destaque para o novo propulsor 4.8 - ainda oito canecos - de 192 cv e transmissão automática. Em termos de requinte, a versão topo de linha do Galaxie oferecia ar-condicionado - primeiro automóvel feito no País a oferecer tal equipamento.

Posteriormente, mais precisamente no ano seguinte, o grau de luxo foi elevado com a configuração LTD Landau. E a década de 1970 transcorreu com o ‘Fordão' ganhando novidades de acabamento e, principalmente, estéticas. A grande mudança, porém, ocorreu em 1976. Quando as linhas verticais - faróis dianteiros e lanternas traseiras - tornaram-se horizontais. O motor passou a ser ainda mais robusto: 5.0 V8 de mais de 200 cv - algo extremamente potente para a época.

O Galaxie adentrou os anos 1980 com inovações. Passou a ser comercializado com motor a álcool. No entanto, seu declínio já estava assinado. Aos poucos, a produção foi diminuindo e as versões desaparecendo. Até que, em 1983, o maior carro produzido pela indústria automobilística brasileira infelizmente se aposentou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;