Economia Titulo
De novo, mercado sobe
a previsão para o IPCA
Pedro Souza
Do Diário do Grande ABC
14/02/2011 | 15:25
Compartilhar notícia


As medidas do BC (Banco Central) para segurar o crédito no País não foram, ainda, o suficiente para controlar as expectativas de inflação.

Conforme o Boletim Focus, do BC, o mercado financeiro elevou, pela décima semana consecutiva, a previsão para o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) acumulado no ano.

Os economistas das instituições financeiras, e algumas empresas não financeiras esperam que o indicador oficial de inflação atinja 5,75% neste ano. Até a semana passada, a expectativa era de 5,66%.

O avanço ocorre mesmo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) informando que o IPCA de janeiro, que variou positivamente em 0,83%, foi composto, principalmente, por avanços de preços sazonais, como os dos produtos do grupo alimentação e bebida e transportes.

Mesmo sabendo que fevereiro e março, dificilmente, terão inflações pressionadas por esses grupos, os economistas que contribuem para o Focus deixaram a mediana da expectativa a 1,75 ponto percentual acima da Meta de Inflação, que é de 4,5%.

O CMN (Conselho Monetário Nacional), formado por membros do BC, Ministério da Fazenda e Ministério do Planejamento, define a Meta de Inflação como limite para o avanço dos preços no ano.

Conforme matéria publicada no site do CMN, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou que a meta de 4,5% para o IPCA acumulado no ano permite controle dos preços e expansão econômica do País.

Junto ao IPCA, o mercado financeiro alterou suas previsões para outros indicadores de inflação. O registro do IGP-M (Índice Geral de Preços ao Consumidor - Mercado) passou de 6% para 6,28%.

E para o IGP-DI (índice Geral de Preços ao Consumidor - Disponibilidade Interna), as previsões passaram, na mediana, de 6% para 6,33% ao ano. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;