Esportes Titulo
Futebol 'gringo' ganha espaço no Grande ABC
Tiago Muniz
Do Diário do Grande ABC
01/02/2011 | 07:22
Compartilhar notícia


O futebol americano, que na noite de domingo assiste a 45ª edição do Super Bowl - o evento esportivo de maior audiência nos Estados Unidos -, vive momento de crescimento no Brasil e de afirmação na região. Cougars e ABC Corsários preparam-se para tentar a disputa de campeonatos estaduais e nacionais. As duas equipes reúnem cerca de 90 atletas.

O Corsários, inclusive, tteve a filiação aceita no Torneio Touchdown, uma das principais ligas do País e que contará com 16 equipes. "Nosso objetivo é pelo menos estar entre os cinco melhores no Brasil e entre os três de São Paulo", revela o ambicioso presidente Douglas Vieira.

O Cougars ainda projeta o futuro. "Existe uma grande possibilidade de nos filiarmos à LPFA (Liga Paulista de Futebol Americano), mas ainda há algumas questões, como campo para mando de jogos, por exemplo", explica o presidente Marcos Sereno.

Esse problema afeta as duas equipes. Nenhuma delas possui estádio para receber as partidas. O Corsários treina no clube Corinthians de Santo André, enquanto o Cougars pratica no Parque Ana Brandão, na mesma cidade. Nenhuma das instalações oferece condições para a disputa de jogos.

Uma aliança, entretanto, pode surgir no horizonte. "Temos contato com três municípios (para a questão do campo de jogo), um deles é até de fora da região. Se conseguirmos um estádio, temos a intenção de dividi-lo com o Cougars, custos e ganhos, meio a meio", conta Vieira. O Cougars confirma a informação e diz que as negociações estão no início.

O Cougars teve origem numa parceria com a Universidade Metodista em 2004.

O Corsários nasceu a partir da união entre equipes da região e até alguns jogadores do Cougars. "No início, queríamos juntar todas as equipes do Grande ABC, mas como o Cougars tem uma certa tradição, preferiu continuar independente", conta o diretor de marketing dos Corsários, André Araújo.

As duas equipes são bastante otimistas quanto ao futuro da modalidade na região e no Brasil. "Na última década o Brasil teve um grande CF51boom/CF do esporte e continua crescendo e muito, o que mostra que algumas medidas tomadas estão corretas e no caminho certo", afirma Sereno. Já Vieira se inspira no futebol da bola redonda: "O futebol tem três times indo bem no Grande ABC. Por que não é possível fazer isso no futebol americano?"

MAIS LEVE

O flag football(variante do futebol americano com menos equipamentos e contato físico reduzido) também tem seu representante na região. o Santo André Golden Owls , que existe desde 2006.

ONDE TREINAR

ABC Corsários
Quando: Tem peneira agendada para 5 de março, a partir das 9h30. O candidato deve trajar roupas leves, chuteira e pagar taxa de inscrição de R$ 20
Onde: Clube Corinthians de Santo André, Rua Sete de Setembro, 288, Vila Alzira, Santo André

Cougars
Quando: Domingos, das 14h às 16h
Onde: Parque Ana Brandão, Rua Capitão Mário Toledo de Camargo, sem número, Vila Humaitá, Santo André

Santo André Golden Owls
Quando: Domingos, das 10h às 13h30
Onde: Campo do Sest/Senat, Avenida Vereador José Nanci, 300, Casa Branca, Santo André




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;