Economia Titulo
Governo discute reajuste do mínimo e correção da tabela do IR com sindicatos
Gilmara Santos
23/01/2011 | 17:02
Compartilhar notícia


As manifestações das centrais sindicais por reajuste maior do salário-mínimo e correção da tabela do Imposto de Renda parecem ter surtido efeito. Na quarta-feira, o ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, deve receber líderes sindicais para discutir os dois assuntos.

Além do aumento do mínimo para R$ 580, as centrais pedem a correção da tabela do Imposto de Renda. Alguns sindicatos, inclusive, já entraram com ação na Justiça para que a correção da tabela do IR seja feita de acordo com a inflação de 2010 - 6,46%, segundo o INPC/IBGE -, o que tornaria isentos os trabalhadores que ganham até R$ 1.595,99.

"Nós reafirmaremos cada palavra que temos dito nas manifestações, ou seja, o governo deve ser mais sensível com os trabalhadores, deve conceder aumento compatível com o crescimento da economia no ano passado e promover a correção da tabela do IR para evitar a corrosão dos salários. Este também é um problema sério, pois nós lutamos para conquistar reajuste salarial justo para ampliar a renda do trabalhador. Sem corrigir a tabela, muitos profissionais que eram isentos passam a pagar imposto. Desta forma, o que era para ser um benefício, vira uma dor de cabeça", afirma o presidente da CGTB (Central Geral dos Trabalhadores do Brasil) e do Sindpd (Sindicato dos Trabalhadores em Processamento de Dados e Tecnologia da Informação), Antonio Neto.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;