Setecidades Titulo
Mesmo sem o Carnaval de rua, escolas se mobilizam
Camila Brunelli
Do Diário do Grande ABC
18/01/2011 | 07:44
Compartilhar notícia


Independentemente da recusa da administração municipal em apoiar financeiramente o Carnaval de Mauá, quase todas as escolas de samba da cidade vão apresentar algum espetáculo nos dias tradicionais. As agremiações já estavam com os preparativos adiantados, quando, em dezembro, a Prefeitura anunciou que não haveria subvenção. "O que a gente não vai conseguir, é recuperar o valor que foi investido. Será difícil pagar a dívida que ficou", lamentou a presidente da Uesma (União das Escolas de Samba de Mauá), Sirlene Couceiro. Ela disse que nos últimos dez anos, as escolas tiveram de bancar o Carnaval apenas com a ajuda da comunidade em cinco ocasiões.

Este será mais um ano. Cerca de R$ 100 mil já foram gastos pelas 13 escolas.

"É claro que a gente não vai fazer um Carnaval com toda a pompa, glamour e estrutura que faríamos com o apoio da Prefeitura. No entanto, para nós, Carnaval não é só o desfile, é a consequência do trabalho da comunidade durante o ano inteiro. Não dá para jogar fora esse trabalho", explicou Sirlene. "Nosso intuito é fazer o Carnaval com ou sem dinheiro público. Claro que a gente gostaria e precisa desse apoio, mas também não teria como a gente cruzar os braços."

A Unidos do Silvia Maria, campeã do ano passado, continua com os ensaios, todos os domingos. Além disso, feijoadas, sambas de roda e bingos têm sido organizados para arrecadar fundos para o Carnaval. "O samba não pode parar, é uma cultura de origem. O Grande ABC é muito carente culturalmente", avaliou o presidente da entidade, João Paulo Pereira. "Mauá já ficou sem Carnaval por 16 anos por questões políticas, só que o samba não morre."

No dia 6, a entidade comemora 29 anos. Haverá uma festa na quadra de ensaios, e o preço do ingresso será um quilo de alimento não perecível, que será doado às vítimas das enchentes no Jardim Zaíra. No domingo de Carnaval, um bloco sairá às 18h da quadra. A entrada é gratuita.

A vice-campeã, Acadêmicos de São João, também está programando uma festa na rua que fica atrás da quadra, na Avenida Barão de Mauá. As fantasias do ano passado estão sendo repaginadas e os ensaios da bateria estão a todo vapor.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;