Economia Titulo
Procura das empresas por
crédito cresce 7,6% em 2010
Vinicius Gorczeski
Especial para o Diário
17/01/2011 | 14:41
Compartilhar notícia


Em 2010, as empresas buscaram contrair mais empréstimos. A demanda por crédito pelas firmas fechou o ano com alta de 7,6¨%, em relação a 2009, segundo indicador da Serasa Experian, divulgado nesta segunda-feira, que mede a procura das empresas por financiamentos.

Na média geral, dezembro do ano passado amargou recuo de 5,7% frente o mês imediatamente anterior. No entanto, cresceu 11,7% ante dezembro de 2009.

As MPE (Micro e Pequenas Empresas) foram as que apresentaram o melhor desempenho, com alta de 8,5% no ano. O mercado doméstico, principal eixo econômico das MPEs, viveu bom momento durante 2010, contribuindo para elevar a procura. As grandes empresas vieram em seguida, expandindo a demanda por recursos em 8,2%.

Já o cenário econômico prejudicou empresas de médio porte, cuja procura por crédito fechou 2010 em queda. Houve recuo de 7,9% no acumulado do ano para o nicho.

O assessor econômico da Serasa Experian, Carlos Henrique de Almeida, explicou que boa parte dessas firmas são exportadoras. Assim, devido à valorização do real frente o dólar, essas empresas tiveram mais cautela na hora de pedir empréstimos aos bancos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;