Esportes Titulo
Corinthians inicia Paulistão com o pé 'esquerdo'
Carlos Tadeu
Especial para o Diário
16/01/2011 | 19:54
Compartilhar notícia


Em tarde de Roberto Carlos, o Corinthians venceu a Portuguesa por 2 a 0, ontem, no Pacaembu, na estreia do Paulistão.

O Alvinegro dominou o primeiro tempo, mas quem chegou primeiro foi a Portuguesa. Logo aos cinco minutos, Ferdinando apareceu na cara do gol, mas completou para fora. Foi só um susto.

O Timão passou a comandar as ações e abriu o marcador aos 11. Roberto Carlos deu bom passe para Bruno César, que ajeitou para Paulinho bater da entrada da área e colocar no canto direito de Wéverton: 1 a 0 Corinthians.

Mesmo depois do gol, só dava Corinthians, que ampliou aos 19, com golaço de Roberto Carlos. Ele mesmo começou a jogada em velocidade e ganhou escanteio. O lateral-esquerdo corintiano percebeu o goleiro desatento, cobrou rapidamente, com efeito e fez gol olímpico: 2 a 0.

A única chance da Portuguesa apareceu aos 24, em falha na saída de bola da equipe de Tite. Jucilei escorregou, Ademir Sopa roubou a bola, mas concluiu mal.

O Alvinegro ainda teve duas oportunidades para ampliar. Ronaldo recebeu, tocou entre as pernas de Ferdinando, mas acertou a zaga. No fim, Roberto Carlos cobrou falta, Ronaldo ajeitou de cabeça e Dentinho carimbou o zagueiro Preto Costa. A bola ainda tocou na trave antes da zaga aliviar o perigo.

O técnico Sérgio Guedes voltou do intervalo com uma modificação na Portuguesa. Marcelo Cordeiro no lugar de Ademir Sopa. Assim, a Lusa passou a atuar no 4-3-3 e melhorou na partida. O Corinthians tinha dificuldade para chegar ao ataque.

Aos 20, o goleiro corintiano demorou para repor a bola, o árbitro marcou falta em dois toques, mas Dodô errou o alvo. Um minuto depois, o mesmo Dodô foi lançado e bateu para a defesa de Julio Cesar.

O Corinthians seguia apenas se defendendo e por pouco a Lusa não diminuiu aos 33. Julio Cesar socou a bola, Gláuber pegou a sobra, dominou e mandou por cima. Seria um golaço, mas o volante Ralf desviou de cabeça para a linha de fundo quase em cima da linha. Pouco para impedir a primeira vitória do Timão no Paulistão.

Lateral explica queda de rendimento na etapa final

A vitória corintiana diante da Portuguesa (2 a 0) foi construída no primeiro tempo no clássico de ontem, no Pacaembu. A equipe foi superior do início ao fim nos primeiros 45 minutos. No entanto, a queda de rendimento na etapa complementar serviu de alerta para os jogadores.

"O time recuou, caiu de produção e passou a controlar um pouco mais o jogo. Temos muito a melhorar nas partes física, técnica e tática", declarou o lateral-esquerdo Roberto Carlos, destaque da partida.

O atacante Ronaldo falou sobre o conjunto do time, fator importante no início da competição. "Temos uma base sólida e o entrosamento é importante. Quando jogarmos em casa, precisamos aproveitar para sufocar o adversário", comentou em referência ao bom início de partida da equipe, que marcou os dois gols da vitória em 19 minutos.

O zagueiro Leandro Castan também comemorou o bom desempenho do sistema defensivo. "Fizemos grande partida. E o melhor, sem tomar gols".

Jogadores esperam reabilitação diante do Oeste em casa

Apesar de encarar um dos favoritos ao título logo na estreia do Campeonato Paulista, os jogadores da Portuguesa esperavam sorte melhor diante do time do técnico Tite e lamentaram a derrota, especialmente pelo fraco desempenho da equipe no primeiro tempo da partida.

"É sempre difícil jogar contra o Corinthians, mas valeu pelo segundo tempo, quando conseguimos melhorar nosso desempenho", explicou o veterano atacante Dodô, que pouco fez no jogo.

"É início de trabalho, mas pagamos pelo primeiro tempo ruim. Precisamos acertar os erros para vencermos em casa na quarta (feira)", comentou Marcelo Cordeiro, que voltou do intervalo no lugar de Ademir Sopa e deixou a Portuguesa mais ofensiva.

Na próxima rodada, a Lusa recebe o Oeste, que venceu o São Caetano por 3 a 0 na estreia.

O goleiro Weverton falou sobre o gol olímpico de Roberto Carlos. "Foi falha coletiva. Estávamos conversando e o Roberto Carlos aproveitou".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;