Economia Titulo

Demanda por voos domésticos cresce 23,47%

13/01/2011 | 15:09
Compartilhar notícia
 Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra


O número de brasileiros que escolhem o transporte aéreo para viajar continuou crescendo no ano passado. Os voos domésticos registraram avanço de 23,47% e nas rotas internacionais operadas pelas empresas nacionais foi 20,38% maior.

O balanço divulgado pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) aponta ainda que em dezembro, a demanda cresceu 18,62% no segmento doméstico e de 17,66% no internacional. Embora positivo na comparação com dezembro de 2009, os índices confirmam a tendência de desaceleração no ritmo de crescimento do setor, que havia atingido quase 43% no segmento doméstico em fevereiro de 2010.

No período, a liderança do setor foi mantida pelo Grupo TAM (formado pelas empresas TAM e Pantanal), com 42,81% de participação nas rotas nacionais. o mercado doméstico. Logo atrás vem a Gol/Varig, com 39,51%, seguida pela Azul com fatia de 6,05% de mercado. A Webjet cresceu 64,10% de janeiro a dezembro e encerrou 2010 com 5,87% do segmento doméstico. A Avianca - que até abril de 2010 operava sob a marca OceanAir - ficou com 2,59% de participação no ano.

DGABC

De maneira geral, a ocupação do setor nos voos domésticos foi de 68,81% em 2010, frente a 65,76% do ano anterior. Entre as seis maiores empresas aéreas nacionais, a que obteve maior ocupação no ano foi a Azul, com 79,6%.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;