Esportes Titulo
Messi é o melhor do mundo, mais uma vez
Thiago Silva
do Diário do Grande ABC
10/01/2011 | 17:46
Compartilhar notícia


 

Lionel Messi não foi campeão na África do Sul em 2010, mas foi o vencedor do troféu Bola de Ouro Fifa, em evento organizado nesta segunda-feira, em Zurique, na Suíça, pela entidade máxima do futebol. O argentino, que faturou também no ano passado, desbancou os espanhóis e colegas de Barcelona Andrés Iniesta e Xavi Hernández.

Essa é a primeira vez que a Fifa não escolhe um campeão da Copa do Mundo como melhor do mundo. Em edições anteriores, Romário (1994), Zidane (1998), Ronaldo (2002) e Cannavaro (2006) foram venceram os mundiais. Em 2010, a Argentina caiu nas quartas de final na África do Sul, enquanto a Espanha, de Iniesta e Xavi, levou o título, com gol inclusive do primeiro, na decisão contra a Holanda. Porém, nada disso foi o suficiente para apagar o talento de Messi.

Entre as mulheres, Marta ficou com o troféu de melhor do mundo, conquistando o caneco pela quinta vez consecutiva. A atleta brasileira desbancou as alemãs Birgit Prinz - três vezes escolhida a melhor do mundo - e Fatmire Bajramaj.

No banco de reservas, o técnico português José Mourinho, do Real Madrid, despachou os espanhóis Vicente Del Bosque - campeão do Mundo na África do Sul com a Fúria ­- e Josep Guardiola, do Barcelona, e faturou o título de melhor treinador de 2010. Entre as mulheres, Silva Neid, da seleção alemã principal, ficou com o troféu. Também concorriam alemã Maren Meinert, técnica da sub-20, e a sueca Pia Sundhage, dos Estados Unidos.

Em categoria que havia brasileiro na disputa entre os homens, o atacante Neymar, do Santos, não levou na ‘o gol mais bonito do ano'. A obra de arte que fez seu nome a ser lembrado aconteceu ainda na primeira fase do Campeonato Paulista contra o Santo André, no Bruno Daniel, quando o atleta fez fila e marcou. O troféu foi para as mãos de Hamit Altintop, da seleção da Turquia, que acertou belo chute de fora da área em partida válida pelas Eliminatórias da Eurocopa 2012. Messi também concorria.

Consolação - Entre os homens, o prêmio de consolação aos brasileiros ficou com o lateral-direito Maicon e o zagueiro Lúcio - ambos da Internazionale de Milão - que integraram a seleção da Fifa de 2010. Completam a equipe o goleiro Ilker Casillas, os zagueiros Puyol e Piqué; os meias Xavi, Iniesta, Sneijder e Cristiano Ronaldo e os atacantes David Villa e Messi.

Pela primeira vez, o troféu recebeu o nome de Bola de Ouro Fifa. Até o ano passado, existiam dois prêmios, um da entidade e outro da conceituada Revista France Football.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;