Política Titulo
Em meio a protestos na Bolívia, Morales falta à posse de Dilma
Da Agência Brasil
01/01/2011 | 16:48
Compartilhar notícia


Em meio a protestos em várias cidades bolivianas, o presidente da Bolívia, Evo Morales, informou na tarde de hoje que desistiu de vir à posse da presidente Dilma Rousseff. A informação foi confirmada por diplomatas brasileiros.

Morales tenta contornar a reação de líderes sindicais e organizações não governamentais que são contrários ao aumento dos preços dos combustíveis, ao congelamento de tarifas de serviços públicos e a outras medidas tomadas pelo governo recentemente.

Ontem, o Banco Central da Bolívia descartou informações sobre eventuais medidas de desvalorização da moeda nacional e congelamento dos depósitos bancários. Em nota, a entidade afirmou que a situação financeira do país é estável e que a autoridade monetária está com níveis "históricos" de reservas internacionais, com US$ 9,8 bilhões.

Depois de anunciar o aumento de 83% dos preços dos combustíveis, Morales afirmou que em 2011 aumentará em 20% o valor do salário mínimo, assim como o valor dos benefícios para crianças e idosos de famílias carentes.

Porém, moradores de cidades como El Alto e Cochabamba temem os efeitos das medidas do governo. Ontem, houve apedrejamento do edifício onde funciona o governo local - o prefeito Edgar Patana é do mesmo partido que Evo Morales, o MAS (Movimento ao Socialismo).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;