Setecidades Titulo
São Bernardo terá 15 mil netbooks a partir de janeiro
Do Diário do Grande ABC
29/12/2010 | 17:31
Compartilhar notícia


A rede municipal de ensino de São Bernardo contará com 15 mil netbooks até fevereiro de 2011. O município foi um dos primeiros do País a aderir à ata de preço do Ministério da Educação, que possibilita a compra de computadores portáteis para estudantes das redes públicas, dentro do Prouca (Programa Um Computador por Aluno). A assinatura pela secretária de Educação de São Bernardo, Cleuza Repulho, ocorreu nesta segunda-feira, durante cerimônia realizada no Palácio do Planalto com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e do ministro da Educação, Fernando Haddad.

Instituído pela Lei nº 12.249 de 11 de junho de 2010, o Prouca faz parte da política nacional de tecnologia educacional do Ministério da Educação. Estados, municípios e Distrito Federal podem adquirir os computadores portáteis com recursos próprios ou com linha de crédito concedida pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).

Para a região sudeste, cada equipamento custa R$ 344,18, com entrega, garantia e instalação. O investimento será de aproximadamente R$ 5,1 milhões e além dos netbooks, o plano da Secretaria de Educação inclui a capacitação dos professores, o conteúdo pedagógico de todos os portais do MEC e carteiras para a utilização dos computadores. Os laptops devem entrar em funcionamento entre março e abril. A Prefeitura irá agora abrir nova licitação para a compra de outros itens, como armários para armazenar os aparelhos e outros equipamentos complementares.

De acordo com Cleuza, vale a pena aderir a uma ata de registro da União porque, como o Governo Federal efetua compras em grande quantidade, é possível obter produtos a um preço muito mais acessível e de qualidade, uma vez que atendem todas as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), bem como as exigências do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial).

Os laptops têm quatro gigabytes de armazenamento, 512 megabytes de memória, tela de cristal líquido de sete polegadas, bateria com autonomia mínima de três horas e peso de até 1,5 kg. É equipado para rede sem fio e conexão de internet, além de itens de segurança.

A secretária ressalta que a compra dos netbooks faz parte do Projeto de Reestruturação Tecnológica, com lançamento previsto para março, e do projeto macro de modernização administrativa da Prefeitura.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;