D+ Titulo
Retrospectiva 2010
Do Diário do Grande ABC
26/12/2010 | 07:17
Compartilhar notícia
Divulgação


Como num piscar de olhos, já se passaram quase 365 dias de 2010. O próximo ano está batendo na porta e tudo o que rolou já é passado. E que passado! O ano ficou marcado por muitos novos artistas bombando na web (haja tantos Colírios!), celebridades que fizeram história com suas bizarrices (Lady Gaga, será?), as febres Justin Bieber, Restart, Fiuk, além de fatos que não dão para esquecer, como a visita do casal Kristen Stewart e Robert Pattinson ao Rio de Janeiro. Quer recordar o que rolou de mais legal? Que tal listar o que foi inesquecível do seu ano também?

Bombou e ficou

As calças coloridas e o rosto de bom menino levaram o cantor Fiuk à glória. Claro, o parentesco com o pai Fábio Júnior ajudou a impulsionar a carreira, mas o fato é que ele conquistou uma boa galera, principalmente depois que protagonizou Bernardo, em Malhação. Fiuk foi incluído pela revista Veja São Paulo entre os 14 paulistanos que mais brilharam em 2010 e ainda foi considerado, desta vez pela revista Época, como um dos 100 brasileiros mais influentes do ano. Em 2011, os planos são carreira solo, TV e a divulgação do livro Diário de Fiuk.
E não dá para esquecer também outros que deram o que falar em 2010 no cenário nacional, como o jogador Neymar, os divertidos Marcelo Adnet e Dani Calabresa, os filhotes de internet Felipe Neto e PC Siqueira, além, claro, de Charles Wikipedia do programa Pânico, que fez bombar a expressão seguida de dancinha ‘Ah, muleque!'. E os gringos? Não podem ficar de fora Taylor Swfit, Kesha, Katy Perry e Lily Allen.

Sertanejo

Se de um lado o rock e o pop arrastaram multidões para shows, o sertanejo universitário cravou de vez seu espaço no universo teen. O ano foi muito bom para jovens do interior que cantam músicas de amor. O grande nome de 2010 foi, sem dúvidas, Luan Santana. O cantor campo-grandense de 19 anos estourou com a música Meteoro, recorde de views no YouTube. Luan Santana acaba de gravar DVD - com a participação de Ivete Sangalo - no Rio de Janeiro, durante show que reuniu 15 mil pessoas. É por essas e outras que o cachê do moço triplicou em menos de um ano, alcançando cerca de R$ 500 mil!. Na onda de Luan, também bombaram Maria Cecília e Rodolfo, além de Israel Lucero, vencedor do programa Ídolos, e de Leo Rodrigues, que prometem ampliar espaço em 2011.


Happy rock

O estilo supercolorido e a música feliz de Pe Lanza, Pe Lu, Koba e Thominhas conquistaram uma legião de fãs em 2010, que passou a imitar o cabelo repicado, roupas reluzentíssimas e imensos óculos quadrados. Eles criaram o Happy Rock e se deram bem. Fecharam parcerias para lançamentos de produtos, vão ganhar um filme, já engrenaram carreira internacional e fizeram da domingueira no HSBC Brasil um enorme sucesso. Ao som de vaias, os meninos faturaram cinco prêmios no Video Music Brasil, da MTV, e declararam: "Obrigado a todos os que vaiaram. Vocês fazem a gente crescer".

O todo poderoso

Não dá para falar de 2010 sem destacar Justin Bieber. O cantor canadense de 16 anos hipnotizou milhões de fãs ao redor do planeta, ganhou várias biografias e convite para um longa sobre a trajetória da própria carreira. A música e o corte de cabelo do astro passaram a fazer parte da rotina adolescente. Tanto que, além de dezenas de prêmios que levou para casa - como quatro do American Music Awards , incluindo o de artista do ano -, foi considerado pela revista norte-americana Forbes, o famoso mais influente do Twitter. Nos últimos tempos, Justin andou aprontando algumas e ficou de castigo. Fez a apresentadora Sabrina Sato pagar o maior mico quando foi entrevistá-lo e foi flagrado beijando a cantora Jasmine Villegas. Agora parece que anda de olho na atriz Selena Gomes.

Quem vem em 2011

Mais uma vez, artistas internacionais vão desembarcar no Brasil. Muitos - como Metallica, Slipknot, entre outros - estarão no Rock in Rio, que vai rolar entre 23 de setembro e 2 de outubro no Rio de Janeiro. Vai ser histórico. Os meninos da Boys Like Girls prometeram voltar ao País em abril, mas a data ainda não consta na agenda do site oficial. Confira o que já está confirmado:

15 de janeiro:
Amy Winehouse,
no Arena Anhembi

29 de janeiro:
All Time Low,
no Via Funchal

1º de fevereiro:
Vampire Weekend,
no Via Funchal
20 de fevereiro:
Paramore,
no Credicard Hall

19 de março:
Shakira,
sem local definido

27 de março:
Anahi e Christian Chavez,
sem local definido

Muita polêmica

Claro que Lady Gaga se encaixa perfeitamente no tópico polêmica. A celebridade ficou ainda mais falada quando apareceu com um vestido feito literalmente de carne durante o MTV Video Music Awards, em setembro. Antes já havia sido criticada pelo apelo religioso no clipe Alejandro. Em novembro, Demi Lovato foi internada em clínica de reabilitação, tendo de cancelar os shows que faria no Brasil com os Jonas. Também Miley Cyrus não poderia passar o ano em branco. Um vídeo da garota fumando uma tal de erva sálvia caiu na internet neste mês. Uma ‘amiga' teria divulgado as imagens. Que fase!

Twitter e facebook

Nunca se usou tanto Twitter e Facebook como em 2010. O Face atingiu a marca de 500 milhões de usuários no planeta. Ganhou até filme, o Rede Social, que está cotado para ganhar o Oscar. Já o Twitter acrescentou, só neste ano, 100 milhões de usuários, totalizando mais de 145 milhões. Celebridades como Bill Gates, o jogador de golfe Tiger Woods e o presidente da Rússia aderiram à moda. Os perfis de Dilma Rousseff e José Serra bombaram durante as eleições. O gato Frederico Devito foi eleito pela revista Forbes o 14º mais influente do mundo. Que poder!

Visitas

As celebridades descobriram o Brasil de fato. Várias deram as caras por aqui em 2010, principalmente os ex-RBDs (exceto Poncho). O ano começou com o furacão Beyoncé, em fevereiro. Depois os fofos Edgar Vivar (Seu Barriga) e Carlos Villagrán (Quico) mataram a saudade do seriado Chaves durante visita em abril. Demi Lovato fez shows em Sampa e no Rio em maio. O ator Kevin Mchale, o Artie de Glee, esbanjou simpatia por aqui em julho. Em novembro, os Jonas Brothers voltaram para mais um show. No mesmo mês, o badalado casal Kristen Stewart e Robert Pattinson, veio gravar cenas do último filme da saga Crepúsculo no Rio. Além disso, Drake Bell e o casal Maria Gabriela e Reinaldo Zavarce vieram participar da festa dos Meus Prêmios Nick 2010.

Que vergonha!

Não aconteceram só coisas legais em 2010. O ano também foi marcado por cenas tristes e grandes palhaçadas, como a do Enem. Em 2009, rolou vazamento das respostas. Em 2010, a prova conti-nha erros de impressão no gabarito e problemas nos cadernos do tipo amarelo. Resultado? Todos os prejudicados tiveram de fazer uma segunda prova no último dia 15. Outro fato, no mínimo, bizarro foi a vitória do humorista Tiririca nas eleições. Ele foi o deputado federal mais votado do País. Casos de bullying explodiram em todo planeta, além de muitos de homofobia. Não dá para apagar da memória o estudante Luis Alberto Betonio sendo agredido na Avenida Paulista.

Hits da web

Meme é o termo usado para designar expressões, fotos, vídeos que surgem na web e viram hits. Dois casos ficaram famosos no Twitter motivados pela Restart não aparecer num encontro com fãs em Sampa. Indignada, uma menina desabafou e, sem querer, eternizou a expressão ‘Puta falta de sacanagem'. Um colega completou que iria ‘xingar muito no Twitter'. Pronto, bastou para virar meme e motivo de gozação. Outros foram propagados e ficaram na lista dos Trending Topics. O perfil fake do locutor Cleber Machado fez sucesso com expressões como ‘Mas pode isso Arnaldo?'. Durante a Copa na África, outro locutor caiu nas graças dos internautas. O tópico mais discutido foi ‘Cala a boca Galvão', referindo-se ao jornalista da Globo.

Filmes em 2011

JANEIRO: A Morte e a Vida de Charles, com Zac Efron; Desenrola, com Kayky Brito
FEVEREIRO: Bruna Surfistinha e Besouro Verde
MARÇO: Raul Seixas, O Início, o Meio e o Fim e Bróter, longas brasileiros; e Sucker Punch, com Vanessa Hudgens, e o filme sobre Justin Bieber
ABRIL: Atividade Paranormal em Toquio e Thor
MAIO: Água para Elefantes, com Robert Pattinson, e mais Piratas do Caribe
JUNHO: A Fera, com Vanessa Hudgens, e Lanterna Verde
JULHO: Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 2 e Capitão América
AGOSTO: Smurfs e Abduzido, com Taylor Lautner
SETEMBRO: Inferno, com Lindsay Lohan e O Diário de Tati
OUTUBRO: Bel Ami, com Robert Pattinson
NOVEMBRO: As Aventuras de Tin Tin e Amanhecer Parte 1
DEZEMBRO: Sherlock Holmes




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;