Setecidades Titulo
Cidade da Criança será reaberta neste sábado
Do Diário do Grande ABC
25/11/2010 | 16:08
Compartilhar notícia


O prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), reabre neste sábado, a partir das 9h, a Cidade da Criança com novos brinquedos de grande porte, sendo a maior parte mecanizada, além de diversas outras atrações.

Fechado desde o dia 18 de outubro para a instalação de 21 novos equipamentos, o parque passará a contar até dezembro com cerca de 30 atrações, entre as atuais e as novas, número correspondente aos tempos áureos do parque, sendo que a maior parte estará em funcionamento já neste final de semana.

A reabertura contará com atividades comandadas pelas SDET (Secretarias de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo), Saúde, Esportes e Lazer, Gestão Ambiental e Cajuv (Coordenadoria de Ações para a Juventude).

Entre as atividades programadas figuram fanfarra, brincadeiras monitoradas, pintura facial, escultura com balões, palhaço, perna-de-pau, dublês, aula de violão, country dance e a presença do Ecomóvel - veículo equipado para a exibição de vídeos, peças teatrais, orientações de educação ambiental e distribuição de cartilhas educativas sobre a preservação do meio ambiente.

Haverá ainda Teatro de Fantoches sobre a questão da dengue e Entenda os Bichos, essas últimas ações coordenadas pela Divisão de Controle de Zoonoses. Completam a diversão brinquedos infláveis e jogos eletrônicos indoor.

Para a instalação dos novos equipamentos de lazer, o local teve que ser interditado. Foi realizada a readequação da rede elétrica, que precisou ser reajustada ao novo perfil do parque, além da compactação de determinadas áreas do terreno. De acordo com as empresas permissionárias, os novos brinquedos têm entre 600 quilos e 2,5 toneladas.

Os frequentadores do parque ganharão brinquedos como Trem Fantasma, Tagadá, Tobogã Gigante, Elevador, Mini Montanha Russa e Tele-Combate, além da retomada de 10 atrações que já fizeram parte da história da Cidade da Criança: Twister, Xícara Maluca, Carrossel Comboio, Carrossel Ferrari, Carrossel Charrete, Carrossel Polícia-Moto, Roda Gigante, Bate-Bate adulto, Barco Viking e Minhocão; além de seis equipamentos já existentes e que também passaram por reforma: Trem, Eldorado, Carrossel, Rio Amazonas, Simulador e Planetário. Os ingressos variam de R$ 2 a R$ 5.

Já o Avião DC3 e o Submarino serão entregues em outro momento por exigirem obras mais complexas. Enquanto o Submarino deverá ser entregue em janeiro, o avião está previsto para o primeiro trimestre de 2011. Para dezembro, estão programados a academia ao ar livre, voltada para a terceira idade e para pessoas com deficiência, uma loja de livros infantis e uma loja de conveniência de produtos orientais (Jardim Japonês), entre outras novidades. Haverá ainda uma área de alimentação com capacidade para 200 lugares e quatro quiosques. 

Revitalização - Primeiro parque temático brasileiro, o espaço foi fundado em 10 de outubro de 1968 a partir dos antigos cenários da novela Redenção, permanecendo fechado por cinco anos. Em janeiro deste ano, o parque foi reaberto após várias reformas realizadas pela Prefeitura. Nesse intervalo, o local havia sido fechado em outubro de 2005 devido às péssimas condições do local e foi reaberto às pressas em dezembro de 2008, quando permaneceu apenas um dia com as portas abertas, sem condições de atender ao público.

Em 2009, a atual Administração resolveu pendências de obra civil, refez as instalações elétricas e a adaptação para acessibilidade, entre outras intervenções. A revitalização vem sendo executada em etapas e, em julho, foi inaugurado o circuito de arvorismo e tirolesa. A terceira etapa foi concluída em outubro, com a inauguração de atrações como brinquedos infláveis, jogos eletrônicos indoor e lanchonete, entre outras. Já a quarta e última está sendo finalizada até dezembro.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;