Cultura & Lazer Titulo
São Caetano tem Semana do Audiovisual
Luís Felipe Soares
Do Diário do Grande ABC
22/11/2010 | 07:32
Compartilhar notícia
Andréa Iseki/DGABC


 

Os amantes do cinema do Grande ABC se preparam para debater sua grande paixão durante a programação da Semana do Audiovisual, que começa hoje no Centro de Referência da Juventude - Estação Jovem (Rua Serafim Constantino, piso superior do módulo 2 do terminal rodoviário Nicolau Delic), em São Caetano.

O espaço recebe três bate papos sobre os mais diversos temas em torno da arte cinematográfica com a participação de convidados especiais locais e de outras cidades. Todas as atividades ocorrem no laboratório cênico do centro de maneira aberta ao público a partir das 19h30 até quinta-feira. A entrada é franca.

"Descobrimos que há uma grande demanda no município e em toda a região em relação a cinema. Os alunos da escola de vídeo pediram para nós maior contato com profissionais da área e é o que estamos tentando fazer", explica Mariana Perin, coordenadora da Estação Jovem. "Acredito que essa aproximação com quem já está na área será cada vez maior."

A programação será aberta com a mesa redonda O Audiovisual na Região/Produção de Grupos e Coletivos, sobre projetos desenvolvidos nas sete cidades.

O debate terá a participação de Ângelo Szamzoryk, Diego Urbaneja, Sérgio Pires, Diaulas Ulysses, Lexy Soares e Vébis Jr. Szamszoryk, do Núcleo Corja Filmes, conta que o cinema audiovisual desenha uma nova história para contar nestes tempos. "Nós estamos sendo uma nova via, com um processo de fazer cinema mais barato e ágil. Articulamos entre a região e São Paulo para desenvolver nossos trabalhos", conta ele.

Amanhã é a vez do bate papo O Audiovisual na Web/Produção de Baixo Orçamento. Com o objetivo de trazer à tona questões ligadas as possibilidades do mudo virtual, a atração contará com a presença de André Saito, Marcelo Garcia e Diego Franco.

O tema Cinema Brasileiro Hoje será debatido na quarta-feira com os convidados Francisco Conte, Emerson Muzeli e Francis Vogner. O trio deve traçar panoramas sobre o atual estágio dos filmes nacionais, sem se esquecer de citar a realidade das produções cinematográficas brasileiras. Todos os bate papos terão como mediador o cineasta Alex Moletta.

A Semana do Audiovisual também abrigará a V Mostra das Oficinas de Cinema em Vídeo da Estação Jovem, que fecha a programação na quinta-feira. A apresentação conta com os melhores curtas-metragens produzidos pelos alunos. Cerca de dez produções serão exibidas gratuitamente.

Segundo Mariana Perin, a formação de público para cinema e para eventos como esse na região ainda é diretamente relacionada a pessoas que estão ligadas de maneira técnica com a sétima arte. "O público que vem é que já conhece as atividades que há por aqui. Um dos objetivos da Semana é trazer mais conhecimento audiovisual para o público do Grande ABC."

A ideia é que haja um novo ciclo de palestras e debates no ano que bem, mas com algumas atividades voltadas para a formação de profissionais.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;