Esportes Titulo
Horizonte sombrio
Thiago Silva
Do Diário do Grande ABC
09/11/2010 | 07:30
Compartilhar notícia


À beira do abismo, o Santo André tenta evitar hoje, às 19h30, o último empurrão ladeira abaixo contra o não menos desesperado Ipatinga, no Bruno Daniel, pela Série B do Campeonato Brasileiro. Uma derrota em casa praticamente decreta a ida do Ramalhão à Terceirona.

A situação da equipe é, ao menos, agonizante. Na penúltima posição com 35 pontos - o mesmo número do lanterna América-RN, que perde no saldo de gols -, o time precisa vencer todos os quatro últimos jogos do torneio para escapar da temida Série C - segundo o site Chance de Gol (www.chancedegol.com.br), é de 92,2% a possibilidade de queda. Caso perca um destes duelos, somente uma combinação extraordinária de resultados salva o Ramalhão.

O grande problema é que a equipe ainda não conseguiu ganhar dois jogos seguidos na Série B deste ano. E, para piorar a situação, todas as partidas serão decisões também para os adversários. Em casa, o Santo André enfrenta hoje o Ipatinga, que também está na zona de rebaixamento. Na última rodada, recebe o Náutico, também lutando para escapar da Série C. Entre esses dois confrontos, o Ramalhão joga contra Sport, na Ilha do Retiro, e Bahia, em Salvador. Ambos os times lutam pelo acesso à elite do Brasileiro.

"Agora é somente na vontade. É como diz na gíria do futebol: ‘Vamos colocar o coração na ponta da chuteira'. Cada jogo será uma final para nós porque temos de ganhar todos. Cada atleta tem de entrar em campo para fazer sua parte", afirmou o experiente atacante Sandro Hiroshi.

No entanto, o Santo André ainda precisa superar a derrota de sábado para o Bragantino (3 a 1), fora de casa. Ontem, o elenco estava visivelmente abatido e o técnico Jair Picerni conversou com os titulares por cerca de 20 minutos antes de iniciar o treino. "Disse para eles que atuamos bem no último jogo, mas vacilamos em alguns detalhes, como os gols que nós tomamos. Precisamos de um espírito pouco mais vencedor porque está faltando o resultado", explicou o comandante.

Para o treinador, o time está cada vez melhor na competição, com alguns jogadores dando a resposta esperada. "Se tivéssemos uma gordurinha para queimar... Mas não a temos e agora precisamos vencer todas as partidas", destacou Picerni, que está bastante confiante na reação do time. "Eu não aguento ficar somente tomando bucha. Estou acostumado a ganhar. E afirmo que, caso o time seja rebaixado, todo mundo vai esquecer a boa campanha no Campeonato Paulista e tudo que o Santo André fez no primeiro semestre. O futebol é assim", completou.

Todo esforço para salvar o Santo André da degola

O técnico Jair Picerni, do Santo André, deve manter a mesma base dos últimos jogos para o duelo de hoje diante do Ipatinga, no Estádio Bruno Daniel, pela Série B do Campeonato Brasileiro. A única mudança será o retorno de Denis, suspenso na derrota para o Bragantino (3 a 1), à lateral esquerda no lugar de Andrezinho.

Apesar de o time ser praticamente o mesmo, alguns jogadores vão entrar no sacrifício para o duelo. O meia Allan não treinou ontem com dores na coxa esquerda, mas garantiu que vai para a partida. "Está dolorido, mas quero jogar. Precisamos fazer este esforço para ajudar a tirar o time da situação em que se encontra", afirmou o jogador.

Já o atacante Fábio Luís sofreu pancada no tornozelo esquerdo contra o Bragantino. "Está doendo bastante, mas não adianta ficar pensando neste problema. Nós precisamos ganhar os jogos que restam e somente isso que eu posso pensar. Agora, temos de ter espírito de guerreiro para sair de campo com os três pontos", afirmou o atacante.

Outro que não participou das atividades ontem foi o zagueiro Douglas, que sentiu indisposição, porém, o atleta deve estar em campo. Caso seja vetado pelos médicos, Marcelo Godri afirmou que está preparado para substituí-lo. "Não estou preocupado com a pressão. Temos um objetivo e vamos entrar focados para fazer o melhor", disse o defensor.

FATALIDADE

O zagueiro Wendel afirmou que teve azar no primeiro gol do Bragantino. No lance, a bola bateu em sua coxa e acertou o travessão. No rebote, Finazzi cabeceou para a rede. "Foi uma jogada que não dá para explicar, uma fatalidade. Agora é hora de levantar a cabeça porque precisamos vencer amanhã (hoje)", comentou o atleta, que não está preocupado com a reação da torcida no Bruno.

"Quem foi a Bragança Paulista ou assistiu ao jogo pela televisão percebeu que nós jogamos com determinação, que vamos manter diante do Ipatinga", garantiu.

Desesperado, adversário não vence há três partidas

Se a situação do Santo André está complicada na Série B do Campeonato Brasileiro, a do Ipatinga não é muito diferente. Há três jogos sem vencer (um empate e duas derrotas), a equipe mineira está em 17º lugar - apenas uma posição acima do Ramalhão -, com 36 pontos.

Mesmo com o time na zona de rebaixamento, o técnico Gerson Evaristo elogiou o desempenho dos jogadores. "Será uma partida complicada. Os dois times estão vindo de derrota e precisam vencer. Vamos manter a tranquilidade, colocar a bola no chão e continuar desempenhando o bom futebol dos últimos jogos", afirmou o treinador, ao site do clube.

Para o confronto de hoje, no Estádio Bruno Daniel, o comandante não vai contar com o volante Max Carrasco, que levou o terceiro cartão amarelo na derrota (3 a 0) para o Coritiba, fora de casa, e está suspenso. Paulo Santos e Leanderson disputam a vaga, mas o técnico deve revelar o substituto somente momentos antes do confronto. (com Agências)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;