Esportes Titulo
Interlagos pode dar tri a Alonso
Anderson Fattori
Do Diário do Grande ABC
07/11/2010 | 07:16
Compartilhar notícia


Interlagos escreve hoje outro importante capítulo na história da Fórmula 1. O autódromo José Carlos Pace, que em outros tempos serviu de palco para inesquecíveis manobras de Ayrton Senna e Emerson Fittipaldi, pode coroar um espanhol como tricampeão do mundo. Fernando Alonso, da Ferrari, que venceu as temporadas de 2005 e 2006, é o único do CF51grid/CF com possibilidade de título. Se isso acontecer, será a sexta vez seguida que o mundial será definido no GP do Brasil.

Para que Alonso (231 pontos), seja campeão com uma prova de antecedência, ele precisa vencer e torcer para que Mark Webber, da Red Bull, chegue em quinto. Nesse caso, o espanhol iria a 256 pontos e não seria mais alcançado pelo australiano, que teria 230, mesmo que ele vença a última prova da temporada, o GP de Abu Dhabi, dia 14.

O inglês Lewis Hamilton, da McLaren (210 pontos) e o alemão Sebastian Vettel, da Red Bull (206), também estão na briga pelo título da temporada, mas correndo por fora.

O atual campeão do mundo, o inglês Jenson Button, da McLaren, com 189 pontos, tem apenas chances matemáticas.

Interlagos traz boas recordações à Alonso. Apesar de nunca ter vencido no circuito, o espanhol conquistou os dois títulos no Brasil. O primeiro, em 2005, foi conseguido após o terceiro lugar, suficiente para desbancar o concorrente finlandês Kimi Raikkonen, da McLaren, com duas corridas de antecedência.

No ano seguinte, voltou a ser campeão, novamente com uma terceira colocação, que acabou com as pretensões do heptacampeão Michael Schumacher, da Ferrari, na última prova do ano. As duas conquistas foram conseguidas pilotando o carro da Renault.

Desta vez, a bordo de uma Ferrari, o espanhol sonha em marcar o nome na história da escuderia de Maranello, a mais tradicional do mundo. "Ganhar é sempre importante, mas vencer pela Ferrari é mais notório, pela torcida e pela equipe", ressalta o piloto, que mostra cautela. "Nossa prioridade é o pódio, para somar pontos. É um campeonato bonito, muito disputado e que teve vários líderes. Quem ganhar vai ser por série de coisas. Cada equipe tem características próprias para conquistar o campeonato", completou.

De fato, o campeonato de 2010 ficará marcada pelo equilíbrio, proporcionado em boa parte com a mudança no regulamento, que a partir deste ano passou a dar pontos aos dez primeiros colocados.

Alguns fatos polêmicos também aconteceram. Sem dúvida, o principal deles foi a manobra antidesportiva da Ferrari, no GP da Alemanha, que permitiu a Fernando Alonso ultrapassar Felipe Massa e ganhar a corrida. A tática, criticada em todo o mundo, significou sete pontos a mais para o espanhol, que podem ser decisivos hoje.

Os pilotos da Red Bull também contribuíram para que Alonso chegasse em situação confortável na penúltima corrida do ano. A lambança da dupla Vettel/Weber no GP da Turquia, ainda é muito lamentada. Em tentativa de ultrapassagem, Vettel bateu no companheiro de equipe que liderava a prova. Com o acidente, a vitória caiu nos braços do inglês Lewis Hamilton.

Trapaças e trapalhadas à parte, o equilíbrio nas 17 provas disputadas até agora devolveu emoção à categoria. Na imprevisível Interlagos, tudo pode acontecer. O espanhol conseguirá o título ou a dupla da Red Bull levará a decisão para Abu Dhabi? Faça sua aposta.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;