Economia Titulo 5,7 mi
Produção de bicicletas vai subir 7,5%
03/11/2010 | 07:30
Compartilhar notícia


O aumento da renda, a expansão do crédito e o trânsito impiedoso nos centros urbanos devem alavancar neste ano a produção de 5,7 milhões de bicicletas no Brasil.

A previsão da Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), se for confirmada, representará crescimento de 7,5% sobre as 5,3 milhões de unidades fabricadas no ano passado.

Nominalmente, o setor deverá subir acima da expansão do PIB (Produto Interno Bruto), que pela previsão do BC (Banco Central) vai fechar 2010 com incremento de 7,3%.

É neste ambiente de otimismo econômico que está sendo realizada, até hoje, a 5ª Edição da Bike Expo Brasil - feira para bicicletas - no Pavilhão Amarelo do Expo Center Norte, em São Paulo.

Andar com a magrela há muito tempo deixou de ser apenas um lazer ou prática de esportes, de acordo com o presidente da Sampa Bikers, Paulo de Tarso. Ele afirma que a bicicleta é o meio de transporte próprio mais popular nos pequenos centros urbanos com menos de 50 mil habitantes, que representam mais de 90% das cidades brasileiras.

"O maior uso da bike é para ir ao trabalho e, depois, à escola", afirma Tarso. Motivos não faltam para a expansão deste mercado. No engarrafamento da capital paulista, por exemplo, enquanto os automóveis andam de cinco a oito quilômetros por hora, a bicicleta pode rodar a uma velocidade de 15 quilômetros.

Não é à toa que o Brasil já ocupa a terceira posição no ranking dos países que mais fabricam bicicletas por ano. Perde apenas para a China, com 80,7 milhões de unidades por ano e Índia, com 11,6 milhões.

O Ministério da Cidade estima que atualmente circulam cerca de 60 milhões pelo País, o que daria uma bike para cada três habitantes, ou duas vezes mais o total de 29 milhões de carros em circulação.

Tarso avalia que cerca de 70% dos modelos que serão apresentados na exposição deste ano são inéditos. "Além do show de novidades, a Bike Expo é a oportunidade para se examinar os avanços e as tendências futuras da indústria ciclística quanto à tecnologia, design e o grande sucesso da Europa, que são as bicicletas elétricas, tão ansiosamente aguardados pelo público", ressalta o dirigente da organizadora do evento.

A Bike Expo Brasil é uma feira estritamente de negócios, destinada a empresários do setor. "Uma loja para os lojistas", comenta Margarida de Oliveira, diretora da exposição.

 

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;