Cultura & Lazer Titulo
Dinamarquês abre mostra em SP
Sara Saar
Diário do Grande ABC
28/10/2010 | 12:52
Compartilhar notícia


Em salas de espera, sejam de laboratório médico ou consultório odontológico, o olhar pode fitar longe em sintonia com reflexões sobre toda uma vida. Enquanto aguardavam atendimento, diferentes pessoas serviram de mote para as pinceladas do artista dinamarquês Ole Skovsmose, 66 anos, que abre hoje a exposição Tocando o Horizonte, em São Paulo, com entrada franca.

Integram a mostra cerca de 70 telas, produzidas em óleo e acrílico, com dimensões variadas, que revelam rostos e silhuetas em meio a cenas oníricas. "Gosto da complexidade de emoções despertadas pela tela", declara Skovsmose, que cita o medo e a preocupação.

Enquanto procura estimular o público a refletir sobre a própria história, o artista propõe um desafio. "Como em jogo do adivinha, o visitante é desafiado a enxergar nas obras o rosto sensual da mulher ou o olhar a deriva do paciente no hospital", exemplifica.

Em diálogo com as pinturas, serão afixados poemas de autoria do paulistano Tiel Lieder, que produziu especialmente para a exposição. Experiência semelhante, que uniu quadros e poesias, ocorreu em mostra na Dinamarca, em meados de 1980.

O artista ainda frisa que as produções não possuem títulos individuais. "Às vezes, a relação da obra com a palavra é muito lógica. O artista representa um pôr do sol e escreve ‘pôr do sol' abaixo", compara.

Todas as peças reunidas foram criadas entre o ano passado e este, no Brasil. Quando começou a fazer os rascunhos, Skovsmose utilizava as matizes de preto. "Percebi que a cor era triste demais para retratar o horizonte da vida. Decidi, então, passar para o vermelho, cor mais complexa e alegre, que predomina nas minhas telas. Depois, outras tonalidades", recorda-se da trajetória.

A atmosfera brasileira também teve influência não direta para a mudança. "Na Dinamarca, o clima é frio. Aqui, no Brasil, é mais fácil usar cores fortes, como o vermelho", afirma o artista que visita o País há cerca de dez anos. Se gosta das viagens para cá, a resposta é: "Absolutamente certo".

Tocando o Horizonte - Exposição. Na Galeria PontoArt - Rua Inácio Pereira da Rocha, 246, São Paulo. Tel.: 2548-1661. Abre hoje, às 18h30. 3ª a 6ª, das 11h às 18h; sáb., das 12h às 17h. Segue até dia 20. Grátis.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;