Setecidades Titulo
USCS começa a medir poluição de rios e córregos
André Vieira
Do Diário do Grande ABC
23/10/2010 | 07:25
Compartilhar notícia


O grupo de alunos e professores da USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul) que irá analisar a qualidade da água que corre pelos rios e córregos do Grande ABC começa amanhã o trabalho de campo.

As atividades serão iniciadas por São Caetano, onde serão coletadas 14 amostras - Rio Tamanduateí e o Córrego dos Meninos, quatro pontos cada, e córregos dos Moinhos, Utinga e das Grotas, dois pontos cada.

Segundo a USCS, os locais foram escolhidos por apresentarem saída de duto, de água ou esgoto e demarcarem os limites de São Caetano.

A partir da avaliação em laboratório das amostras, a universidade pretende avaliar o nível de poluições dos canais, pelo IPH (Índice de Poluentes Hídricos).

A contribuição de cada município para a degradação dos leitos será determinada pela comparação do nível de poluição das águas na entrada e na saída dos rios e córregos em cada cidade.

Depois de São Caetano, o trabalho será estendido para outras cidades da região. Ao todo, o grupo espera colher materiais em cerca de 35 canais da região.

A USCS espera, até o fim de 2011, concluir as análises também em Santo André e São Bernardo. Os resultados de São Caetano deverão sair em 90 dias.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;