A Procissão dos Carroceiros em louvor a Nossa Senhora da Boa Viagem, tradicional festa folclórica-religiosa que integra o calendário turístico do Estado de São Paulo, será realizada neste domingo, às 10h, saindo da Paróquia Sagrada Família, no Jardim do Lago, até a Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem (Matriz), no Centro de São Bernardo.
O evento encerra a programação da Festa de Nossa Senhora da Boa Viagem, iniciada no dia 26 de agosto e que incluiu missas, novenas e o traslado da imagem em carro aberto dos bombeiros da Igreja Matriz até a Paróquia Sagrada Família.
Na procissão, com a imagem histórica da santa, os fiéis poderão participar a pé, com bicicletas, a cavalo, carroça ou demais meios de transporte. A chegada está prevista para as 12h, com a celebração de missa.
Antes, no sábado, às 16h, haverá a missa de abertura da festa, com comidas típicas na quadra da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem. O evento, que também faz parte das comemorações de aniversário de 457 anos de São Bernardo, será encerrado no domingo com celebração de missa às 19h pelo Bispo Nelson Westrupp.
Tradição - Este ano, a Festa de Nossa Senhora da Boa Viagem na cidade completa 93 anos. Desde 1917, devotos da região e romeiros vindos de várias cidades de SP participam da programação religiosa e cultural. Entre as décadas de 60 e 80, a festa deixou de ocorrer, principalmente em razão da mudança do perfil de São Bernardo, que passou a ser industrial. A partir de 1980, no entanto, a procissão dos carroceiros voltou com força total e relembra todos os anos a história da cidade e do País, pois é uma repetição da que começou com Dom Pedro I. Ele parava na antiga capela, em frente ao largo da Matriz e que era caminho para Santos, hoje atual Rua Marechal Deodoro, e pedia proteção e a benção a Nossa Senhora para uma boa viagem.