Esportes Titulo
Frio é desafio na Maratona Aquática
Malu Souza
Especial para o Diário
16/08/2010 | 07:09
Compartilhar notícia


O frio foi o maior desafio dos competidores da 7ª etapa do Circuito de Maratonas Aquáticas, ontem, em São Bernardo. A área próxima ao Parque Estoril, na Represa Billings, recebeu mais de 1.000 de várias idades distribuídos entre 17 categorias.

Os nadadores percorreram 850m na prova curta e 4.000m na categoria de longa distância, disputada pela elite da modalidade. Nesta prova, o gaúcho Samuel Bona, do Clube Náutico União foi o mais rápido. A jovem promessa de apenas 19 anos fez uma etapa disputada e só alcançou a vitória na reta final. Samuel completou a maratona em 52min48s64.

"Vencer a água gelada foi a pior parte. Como a competição foi equilibrada, usei muita estratégia para decidir no final. Ainda bem que estava por dentro da bóia", contou Samuel, melhor brasileiro no Campeonato Mundial dos Estados Unidos, disputado no mês passado, com a 15ª colocação.

Na prova de longa distância da categoria feminina, a vitória ficou com a medalhista de bronze no Mundial, Ana Marcela Cunha. A baiana de 18 anos fez ótimo tempo, pouco atrás do vencedor no masculino. Ela terminou a prova em 53min34s13.

Esta é a segunda vez que Ana Marcela participa do Circuito de Maratonas. A primeira foi em Bertioga, no Litoral Norte, antes do Mundial.

Acostumada a provas internacionais, Ana Marcela gostou do nível da competição, mas também sentiu o frio. "A água estava 16 graus. Esta foi a maior dificuldade."

A maratona fez parte das comemorações dos 457 anos de São Bernardo, e serviu como preparação para os atletas como avaliação para provas internacionais.

Os primeiros colocados na longa distância, tanto no feminino quanto no masculino, receberam como premiação de R$ 2.400 cada um.


Aposta brasileira, Ana Marcela segue em busca de novos títulos
Depois de sair com a vitória na Maratona aquática de São Bernardo, Ana Marcela Cunha tem mais planos pela frente. A próxima aposta é terminar o ano com várias outras medalhas.

O bronze garantido no Mundial dos Estados Unidos, em julho, foi apenas uma das conquistas planejadas pela nadadora até o final de 2010.

Nos próximos meses, a agenda da baiana não para. Domingo disputa a próxima etapa do Campeonato Brasileiro no qual é líder. Em seguida, parte para as piscinas de Salvador, onde entra na briga pela Copa do Mundo.

A agenda lotada não intimida Ana Marcela. "Sempre queremos melhorar e ganhar experiência", destacou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;