Nacional Titulo
UFRJ amplia cotas para ingresso de estudantes pobres
Da Agência Brasil
13/08/2010 | 17:55
Compartilhar notícia


A UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) decidiu ampliar o percentual de vagas destinadas ao ingresso de alunos pobres. A medida foi decidida pelo Consuni (Conselho Universitário), em reunião ocorrida na última quinta-feira, em reunião do Consuni (Conselho Universitário), e vale para o próximo ano, de acordo com informações foram divulgadas pela assessoria da UFRJ, no site da universidade.

Como não houve consenso entre os integrantes do Consuni sobre o percentual de vagas e a política de assistência aos estudantes de baixa renda, o detalhamento da medida será definido em reunião extraordinária do conselho, na próxima quinta-feira.

De acordo com a universidade, o último concurso de acesso teve 72 mil inscritos, sendo que 54% eram procedentes de escolas particulares, embora os estudantes que terminam o ensino médio em escolas públicas no estado do Rio representem 80% do total. Outro fato destacado foi a concentração de 52% dos candidatos em apenas sete, das 116 opções de cursos de graduação.

O reitor da UFRJ, Aloísio Teixeira, afirmou que a proposta de ampliação de vagas para alunos pobres terá caráter experimental. Ele ressaltou que embora o percentual de estudantes com esse perfil seja superior a 10% na universidade um todo, isso não ocorre em cursos como medicina e direito, e que a adoção de ações afirmativas nesses casos seriam uma medida democratizante.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;