Setecidades Titulo
Cartão Legal começa a funcionar segunda-feira
Michelly Cyrillo
Do Diário do Grande ABC
14/07/2010 | 08:56
Compartilhar notícia
Ari Paleta/DGABC


A partir de segunda-feira os idosos de São Bernardo poderão utilizar qualquer assento do ônibus. A antiga reivindicação é uma das mudanças trazidas pela implantação do novo sistema de acesso ao transporte coletivo que está sendo implantado no município, semelhante ao Bilhete Único da Capital. Os idosos serão os primeiros a utilizar o Cartão Legal. A expectativa da SBC-Trans (concessionária de transporte coletivo de São Bernardo) é de que até o fim do ano todos os usuários estejam utilizando o serviço.

O Cartão Legal é um modelo de bilhetagem eletrônica e integração tarifária. São nove modelos de cartões, um para cada tipo de público. Ele permitirá aos usuários fazer mais de uma viagem pagando uma única tarifa (R$ 2,50).

O passageiro poderá, nos dias úteis, embarcar em mais de uma linha no período de 90 minutos. Aos sábados, domingos e feriados, as transferências poderão ser realizadas no intervalo de 120 minutos - mas só valem para as viagens de ida, a volta será tarifada.

"Os modelos são diferentes para evitar que o cartão seja utilizado por outra pessoa, é uma segurança a mais. São nove tipos, até crianças poderão passar pela catraca, é um conceito de cidadania. A pessoa faz o cadastro e na hora sai com o cartão. Na segunda-feira os idosos já podem utilizar", disse o prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho.

Os modelos são: Criança Cidadã (menores de 5 anos), Cidadão (qualquer pessoa que utiliza o transporte público), Senior (60 a 65 anos), Escolar (desconto de 50% para estudantes), Especial (para deficientes físicos), Especial Acompanhante (acompanhante do deficiente), Empresarial (solicitado pelas empresas para que até funcionários terceirizados utilizem o cartão), Vale Transporte Social (para outras pessoas que são isentas da tarifa por lei).

Moedas - A SBC-Trans investiu cerca de R$ 12 milhões na instalação dos equipamentos e software das catracas. O novo sistema, além de ler os cartões tem um moedeiro, no qual o passageiro pode pagar a passagem depositando moedas no equipamento.

Outra novidade é leitura da digital do passageiro com gratuidade. "A máquina lê qualquer um dos dez dedos do passageiro, isto é um mecanismo de segurança para o usuário, caso o cartão seja roubado ou extraviado, ninguém poderá utiliza-lo", disse o diretor da SBC-Trans, José Romano Neto.

Segundo Romano Neto, a totalidade da frota de 380 ônibus está equipada e os motoristas e cobradores treinados. O cartão pode ser adquirido na loja do Cartão Legal, localizada na Rua Marechal Deodoro, 769, Centro. O horário de funcionamento é das 8h às 17h de segunda a sexta-feira e no sábado das 8h às 12h.

Inicialmente serão cadastrados os idosos entre 60 e 65 anos (basta apresentar o RG e um comprovante de endereço). Depois serão os aposentados e pensionistas, deficientes e demais.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;