Setecidades Titulo
Rebelião no CDP de Diadema é controlada
Eliane de Souza
Com Diário OnLine
12/06/2010 | 14:50
Compartilhar notícia


Terminou por volta das 17h30 deste sábado a rebelião deflagrada no início da tarde no CDP (Centro de Detenção Provisória) de Diadema. O tumulto começou depois que familiares dos detentos foram impedidos de entrar no local e controlado com a chegada do GIR (Grupo de Intervenção Rápida). Não há informações sobre feridos.

A decisão de impedir as visitas ocorreu na tarde de ontem, depois de uma tentativa de fuga. De acordo com a SAP (Secretaria de Administração Penitenciária), quatro presos teriam usado uma corda para escalar o muro. No entanto, a ação foi frustrada pelo corpo funcional da unidade.

Depois que o grupo foi recapturado, alguns presos começaram uma confusão. Um funcionário chegou a ser mantido refém, mas foi liberado ileso e a situação normalizada em seguida, segundo a SAP.

Hoje, cerca de 100 pessoas, entre familiares e amigos dos internos, passaram a madrugada na porta do CDP. Eles queriam informações sobre os detentos, já que não puderam entrar. A Avenida Dr. Ulisses Guimarães, na Vila Conceição, chegou a ser totalmente bloqueada pelas pessoas.

Os presos, por sua vez, começaram a se agitar dentro do presídio por volta das 14h e acabaram iniciando a rebelião. Eles portam cartazes pedindo "o fim da repressão" e afirmam que desde ontem estão sem comida, sem roupas e que alguns teriam sido espancados.

A SAP, no entanto, negou possíveis agressões e que os internos tenham ficado sem receber comida.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;