Nacional Titulo
Índios invadem sede da Funai em Brasília
Do Diário OnLine
Com Agência Brasil
26/05/2010 | 21:00
Compartilhar notícia
Da Agência Brasil


Um grupo de cerca de 300 índios invadiu na tarde desta quarta-feira a sede da Funai (Fundação Nacional do Índio) em Brasília. Os manifestantes pedem a saída do atual presidente da entidade, Márcio Meira.
O advogado Arão da Providência Araújo Filho, da Comissão dos Direitos Humanos da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), foi escolhido pelos índios para ser o presidente simbólico da Funai.

Os índios, reunidos no auditório da fundação, também decidiram propor a criação de uma comissão nacional dos direitos indígenas que, entre outras coisas, permita à comunidade indígena escolher o presidente da entidade. Além da saída do atual presidente, o grupo também cobra mais ações do governo federal para melhorias nas aldeias e reclama do fechamento de postos da Funai.

Amanhã, a partir das 8h, eles voltam a se reunir na Funai de onde sairão em passeata até a Câmara dos Deputados e o Ministério da Justiça, com objetivo de formalizar a criação da comissão por meio de uma portaria.

No início da noite, os índios deixaram a sede da Funai e retornaram para o acampamento onde estão concentrados em frente ao Ministério da Justiça. Policiais federais acompanharam todo o protesto e não houve confronto.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;