Economia Titulo
Taxa de cheque sem fundo é a maior desde 2005
Do Diário OnLine
23/04/2010 | 10:28
Compartilhar notícia
Arquivo/DGABC


A inadimplência com cheques registrou uma taxa de 1,92% no primeiro trimestre deste ano e alcançou o menor patamar para o período desde 2005 (quando foi de 1,74%), segundo pesquisa divulgada nesta sexta-feira pela Serasa Experian.

Ao todo, foram pouco mais de 5,4 milhões de cheques devolvidos para mais de 281 milhões compensados. O valor médio das dívidas com cheques de janeiro a março foi de R$ 1.191,26.

Apenas em março, foram devolvidos 2.119.601 cheques, representando uma inadimplência de 2,04% – ligeiramente acima dos patamares de janeiro e fevereiro deste ano. “Esta alta é decorrente de uma série de fatores sazonais, que pressionam o orçamento familiar, como o pagamento da última parcela do IPVA, das despesas escolares e das férias e eventuais viagens realizadas no início de ano. Além disso, neste ano, março teve 23 dias úteis contra 18 em fevereiro, o que também contribuiu para este aumento”, avalia a entidade.

Ainda de acordo com a Serasa, a inadimplência com cheques deve continuar caindo, sobretudo nas comparações com o primeiro semestre de 2009 – período atingido pela crise. Já em relação ao segundo semestre de 2010, os indicadores apontam para o crescimento da inadimplência, decorrente do maior endividamento da população.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;