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Consumidor terá canal de denúncia contra cobrança
Pedro Souza
Do Diário do Grande ABC
11/04/2010 | 07:31
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Até o fim do mês a Aserc (Associação Nacional de Empresas de Recuperação de Crédito) pretende iniciar as atividades de sua ouvidoria. Assim, o consumidor inadimplente, ou que não tem dívida mas foi cobrado por engano, terá canal para denunciar cobranças indevidas de valores e maltratos por parte de profissionais que atuam neste setor.

De acordo com o presidente da Aserc, José Roberto Roque, o objetivo é melhorar a relação entre cliente e empresas credoras. E apurar, com maiores detalhes, o mercado. "A necessidade da ouvidoria não surgiu pela crise, mas sim porque o mercado está pedindo", afirma Roque, destacando que a situação das empresas de cobrança melhora junto com o crescimento da economia.

Ele destaca que levantamento apontou que o País tem cerca de 60 milhões de inadimplentes, pessoas jurídicas ou físicas, considerando dívidas acima de 90 dias. O que justifica o trabalho da associação.

Quem são eles? - A atividade de recuperação de crédito não se resume em cobrar o inadimplente. Estas empresas estudam os devedores e buscam soluções, tanto para o credor, quanto para devedor. Analisando o orçamento do endividado, estas companhias buscam caminhos para quitações, como novos créditos mais baratos ou negociações e parcelamentos da dívida. Elas prestam serviços para instituições financeiras, empresa e órgãos públicos.

O diretor executivo da associação, Vicente de Paula Oliveira, afirma que a imagem das companhias de recuperação de crédito ainda assusta. Porém, além de cobrar o consumidor que tem dívida, ou a empresa, a Aserc tem o objetivo de estimular a educação financeira. "O inadimplente não é um criminoso, ele apenas é um mal pagador. E é nossa função também estimular que ele tenha controle de suas finanças, pois assim o nosso mercado melhora", diz.

Enquanto a ouvidoria não fica pronta, os telefones da Aserc são 3104-5160 ou 3242-4495.




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