Setecidades Titulo
Moradores do Jd.Sônia Maria passam Páscoa sem água
Bruna Gonçalves
Do Diário do Grande ABC
06/04/2010 | 07:56
Compartilhar notícia


O feriado de Páscoa não foi motivo de comemoração para os moradores do Jardim Sônia Maria, em Mauá. Eles enfrentam diversos períodos de falta d'água desde a sexta-feira, e o armazenamento das caixas-d'água não dá mais conta de manter constante o abastecimento das residências.

Por conta disso, a servidora pública Karina Chaves de Carvalho, 28 anos, teve de mudar toda a programação do feriado. "O almoço de Páscoa seria em (minha) casa, mas, com a falta de água foi impossível. O jeito foi transferir (a festa) para a casa da minha sogra, em Santo André."

Segundo o Sama (Saneamento Básico do Município de Mauá), o problema ocorreu por conta do deslizamento de terra de um barranco na Avenida Ayrton Senna da Silva, no Jardim Oratório. Isso causou o rompimento da rede de água na sexta-feira de madrugada e interrompeu o fornecimento nos jardins Sônia Maria e Silvia Maria. O terreno onde houve o deslizamento pertence à Quattor, empresa petroquímica, que informou que já tomou providências.

Karina afirmou que não é a primeira vez que isso acontece. "Desde o início do ano, pelo menos uma vez por mês sofremos com a falta de água que dura dias e não temos nenhuma explicação do Sama."

Para improvisar, os moradores aproveitaram as chuvas para encher baldes de água para descarga das privadas e lavagem dos pisos. "É o jeito que dá para se virar. Minha filha não consegue fazer a mamadeira para o meu neto de 5 meses. A pia de casa está cheia de tanta louça", contou a vendedora Silvia Cristina Lemes, 47.

O borracheiro João Batista, 47, já comprou cerca de dez garrafões de cinco litros de água para abastecer sua casa. "Tenho um irmão que acabou de fazer uma cirurgia e precisa de cuidados."

Em nota, o Sama afirmou que tem equipe trabalhando no local diariamente. Porém, que mesmo com o conserto não foi possível restabelecer o abastecimento. "Isso porque a cada vez que a água é religada a rede estoura em outro ponto", informou nota emitida pela empresa ontem.

No local, há duas redes que levam água para a região e a solução foi deixar apenas uma delas ligada. Foi necessário implantar novo registro, que deverá garantir o abastecimento dos bairros, segundo o Sama. O local também possui rede de gás e "técnicos da Congás acompanham os trabalhos". O Sama promete regularizar a situação antes da 0h de hoje.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;