Diarinho Titulo
Como surgiram os instrumentos musicais
Nayara Fernandes
Especial para o Diário
04/04/2010 | 08:01
Compartilhar notícia
Andréa Iseki/DGABC


Henrique Santiago Fagundes, 9 anos, de Santo André, está aprendendo a tocar cavaquinho com o avô. Esse instrumento parece um violão pequeno e é bastante usado em ritmos como samba e choro. "Meu avô também sabe fazer viola", afirma.

É impossível saber ao certo quando e onde surgiram os primeiros instrumentos musicais, mas sabe-se que são muito antigos. O homem começou a construí-los para imitar os sons da natureza, como o vento e o trovão, o canto dos pássaros e até o rugido das feras. Mas, antes disso, já conseguia tirar som batendo as mãos e os pés.

Na Idade da Pedra Lascada (quando o homem produzia objetos com pedra e madeira), surgiram os primeiros chocalhos e apitos, feitos com materiais retirados da natureza. Ossos, por exemplo, serviam como flautas e apitos.

Os tambores também são muito antigos. Eram produzidos com bambu e pele de animais há 10 mil anos. Eram utilizados para comunicação a distância e em rituais religiosos. A partir daí, surgiram os instrumentos de cordas. A harpa, por exemplo, teria sido originada dos arcos de caça quando faziam barulho ao roçarem nas cordas.

Aos poucos, esse som virou música. Dessa mesma descoberta surgiu a lira, o instrumento favorito dos gregos para acompanhar a leitura. Há quem diga que tem origem no início da história dos povos. Era o símbolo de Apolo, o deus da música e da poesia.

Com o passar do tempo, foram criados instrumentos mais complicados de se construir e tocar. No século 14, por exemplo, surgiu o cravo, considerado o avô do piano (esse apareceu cerca de 400 anos depois). No século passado, surgiram os elétricos, como a guitarra.

Três famílias

Existem várias formas de classificar os instrumentos musicais. Em geral, são ordenados de acordo com o material de que são feitos e o modo como o som é produzido. No entanto, a maioria dos especialistas prefere classificá-los em três grandes famílias: os de corda, sopro e percussão.

 Violão, violino, contrabaixo, harpa e guitarra estão na categoria dos instrumentos de corda. Essas cordas são feitas de aço, latão, tripa ou nylon. São presas pelas extremidades e geralmente sobre uma superfície de madeira, e o som é produzido por meio de sua vibração. A altura do som também varia de acordo com a largura e o tamanho das cordas.

O som produzido pelos instrumentos de sopro é o resultado do ar que passa dentro do tubo. A altura do som depende do tamanho do sopro e pode ser regulada quando se abre ou fecha os buraquinhos do instrumento. Flauta, clarinete e saxofone são os mais conhecidos, mas há muitos outros.

 Triângulo, pandeiro e agogô são alguns dos instrumentos de percussão. Nesse caso, o som é produzido por quem toca. Ou seja, para emitir som, o pandeiro, por exemplo, precisa ser batido em um determinado ritmo, que se transforma em música.

 Saiba mais

FLAUTA - É um dos primeiros instrumentos da humanidade. Foram descobertos desenhos desses objetos em pinturas das cavernas, há cerca de 60 mil anos. As primeiras lembravam apitos, pois só tinham um buraco e eram feitas de ossos de animais e humanos, em geral da tíbia (osso da perna).

CHOCALHO - Instrumento antigo, utilizado para conduzir animais como bois e vacas. Era feito, em geral, de cabaça (grande semente oca), com pedrinhas dentro. A partir da década de 1950, passou a ser usado em conjuntos musicais.

RECO-RECO - Era usado por negros africanos e índios brasileiros. Hoje integra apresentações de danças e música popular. Produz som por meio do atrito de um pedaço de madeira num objeto que parece espiral de caderno. Conhecido como ganzá.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;