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Rodoanel Sul deve ser inaugurado sem pedágio
Tatiane Conceição
Do Diário OnLine
16/03/2010 | 12:01
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O Trecho Sul do Rodoanel Mário Covas, que passa por Santo André, São Bernardo e Mauá, deve ser inaugurado no fim deste mês sem a cobrança de pedágio. Isso porque os motoristas irão pagar para transitar no trecho somente após a conclusão do processo de concessão, o que ainda não tem data para ocorrer.

Atualmente, está em fase de elaboração o edital, que irá apresentar os detalhes para a licitação das praças de pedágio. Em audiência pública realizada em janeiro, a Artesp (Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo) apresentou como data inicial para publicação do edital o dia 23 de fevereiro deste ano.

No entanto, ainda não há data prevista para a publicação do documento, segundo informou ontem a assessoria da entidade.

Com isso, a assinatura do contrato de concessão, prevista inicialmente para julho deste ano, pode ocorrer apenas em 2011. Ou seja: o Rodoanel deve permanecer por alguns meses em operação sem o pedágio.

A empresa ou consórcio que apresentar o maior desconto sobre as tarifas básicas de R$ 6 para o Trecho Sul e de R$ 4,50 para o Trecho Leste será declarada vencedora da licitação.

As praças de pedágio serão posicionadas nas saídas de cada trecho, sendo que o usuário só pagará uma vez por trecho (o mesmo modelo de cobrança já é adotado no Trecho Oeste do Rodoanel). As empresas terão prazo de concessão de 35 anos e, após esse período, os trechos voltam para a administração pública com todos os investimentos realizados.

Inauguração - A Dersa (Desenvolvimento Rodoviário SA), empresa estatal responsável pela obra, informou que o prazo contratual previsto para a inauguração do Trecho Sul do Rodoanel vai até o fim de abril.

No entanto, a obra, com 61,4 quilômetros de extensão, deve ser lançada até o término deste mês, pois o governador do Estado, José Serra (PSDB), tem até o dia 3 de abril para deixar o cargo caso queira concorrer às eleições presidenciais deste ano.




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