Política Titulo
Lula defende a criação de um Estado palestino
Do Diário OnLine
Com AFP
15/03/2010 | 12:07
Compartilhar notícia
Ricardo Stuckert/Presidência


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou-se nesta terça-feira, durante sessão plenária especial do parlamento israelense, o Knesset, a favor da criação de um Estado Palestino, e pediu para israelenses e palestinos "superarem antagonismos".

"Defendemos a existência de um Estado de Israel, soberano, seguro e pacífico. Ele deverá conviver com um Estado Palestino, igualmente soberano, pacífico, seguro e viável, sobretudo pelo traçado de seu território", disse Lula.

Por sua vez, o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, apelou o Brasil a "se somar à coalizão internacional que se forma contra o Irã". "Esta coalizão reúne numerosos países que querem impedir o Irã de se dotar de arma nuclear", disse o premier israelense. No entanto, durante seu discurso, Lula não mencionou o Irã, que vem sendo alvo de críticas por conta de seu programa nuclear.

Trata-se da primeira visita de um chefe de Estado brasileiro a Israel e aos Territórios palestinos. Lula já foi antes à região, em 1993, mas como presidente do PT (Partido dos Trabalhadores).

Vírus da paz - Mais cedo Lula foi recebido pelo presidente Israelense, Shimon Peres. Na ocasião, ele disse "sonhar" com a paz no Oriente Médio. "Senhor Peres, sonho com o dia no qual o Oriente Médio terá paz, para que todos os povos da região possam se beneficiar da prosperidade", declarou.

"Eu acho que o vírus da paz está comigo desde que estava no útero da minha mãe. Não me lembro do dia em que briguei com alguém", continuou o presidente.

Bem-humorado, Lula arrancou risos da plateia, inclusive de Shimon Peres, ao afirmar que no PT há divergências que causam inveja a qualquer um. "Já fiz muita disputa política, pertenço a um partido complicado. (...) Temos divergências políticas de causar inveja a qualquer pessoa do mundo", afirmou.

Agenda - Lula, que está acompanhado de uma delegação de 80 empresários, iniciou domingo a visita considerada histórica a Jerusalém.

Hoje, o presidente também conversou com empresários israelenses sobre as oportunidades de investimento no Brasil, citando o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), a Copa do Mundo, as Olimpíadas, o trem de alta velocidade entre Campinas, São Paulo e o Rio e as oportunidades de exploração de petróleo na Bacia de Campos.

Histórico - Lula efetua a visita no momento em que Israel vem sendo alvo de vivas críticas internacionais, após o anúncio, pelas autoridades israelenses, da construção de 1,6 mil casas judaicas na Jerusalém Oriental anexada. O Brasil condenou esta decisão controversa.

A viagem de Lula ao Oriente Médio representa o mais importante esforço feito até agora pelo governo para tentar situar o Brasil como interlocutor para as negociações entre israelenses e palestinos.

O governo brasileiro vem mobilizando uma forte ofensiva diplomática para tentar colocar o país como interlocutor nesta questão, com vistas a fortalecer sua posição como aspirante a um cargo permanente no Conselho de Segurança da ONU se houver uma reforma da organização.

O Brasil ocupa atualmente um assento não-permanente rotativo no Conselho de Segurança, órgão máximo de decisão das Nações Unidas.

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;