SETECIDADES


quinta-feira, 11 de março de 2010 7:29

Estância Alto da Serra é condenada a fechar durante três dias

Kelly Zucatelli
Do Diário do Grande ABC

17 comentário(s)

A Justiça condenou a Casa de Shows Estância Alto da Serra, em São Bernardo, a fechar as portas por três dias. A ação que originou a punição foi proposta pelo MP (Ministério Público) em 2005. O estabelecimento é acusado de violar o artigo 258 do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), ao permitir a entrada de menores na casa de shows sem alvará que autorizasse a presença desse tipo de público durante os shows lá realizados. Essa permissão, segundo explicação do MP, tem de ser pedida à Vara da Infância e Juventude da cidade. Procurados pelo Diário, os proprietários da Estância não retornaram aos pedidos de informação.

Segundo o promotor da Vara da Infância e Juventude de São Bernardo, Jairo Edward de Luca, as datas em que a casa ficará fechada ainda não foram definidas, mas é possível que sejam em alguma sexta-feira, sábado e domingo. A Estância também terá que pagar multa que pode variar de três a 20 salários-mínimos, informou Luca.

A abertura do processo pelo MP teve como um dos motivos a morte do estudante Rafael Rogério Dourado, 16 anos, que sofreu uma queda a 150 metros da Estância e teve traumatismo craniano, em 24 de setembro de 2005. Segundo relato de testemunhas, o garoto consumiu bebidas alcoólicas livremente dentro da casa se shows antes do acidente.

"Essa decisão é importante não só para a Estância Alto da Serra mas também para outros estabelecimentos que precisam ter alvará para cada ocasião em que for realizar um evento em que haverá a entrada de adolescentes sem a presença dos pais. Nosso propósito não é causar prejuízo para os empresários. Apenas fazer com que eles se adequem à lei", afirmou o promotor.

Luca explicou que na época da morte do adolescente foi constatado que a Estância não tinha alvará que permitisse a entrada de menores no evento Metofolia, organizado pelo Diretório Acadêmico da Umesp (Universidade Metodista de São Paulo), de São Bernardo.

O promotor salientou que a falta do documento culminou em multa para o local.

Após algum tempo, em outro show, o Conselho Tutelar da cidade flagrou novamente menores na casa sem o acompanhamento dos pais, e muitos consumindo bebida alcoólica.

Segundo o promotor, a infração foi comunicada ao MP, que entrou com ação na Justiça. O juiz Luis Carlos Di Tomazzio, da Vara da Infância e Juventude de São Bernardo, determinou que a casa fosse fechada por seis dias. Os proprietários do local recorreram e o TJ (Tribunal de Justiça) reformou a decisão reduzindo o período para três dias.

Estudante morreu após traumatismo craniano

Kelly Zucatelli
Do Diário do Grande ABC

Rafael Rogério Dourado, 16 anos, morreu no dia 24 de setembro de 2005, depois de cair e sofrer traumatismo craniano na Estrada Névio Carlone, a 150 metros da entrada da Estância Alto da Serra, em São Bernardo. O jovem foi uma das cerca de 8.000 pessoas que participaram da festa Metofolia.

Adolescentes que estiveram no evento afirmaram que beberam o quanto quiseram no ocasião, principalmente pelo sistema open bar, que serviu cerveja à vontade.

Na época, a Estância afirmou que proibia a prática e fiscalizava rigorosamente a distribuição e comercialização de bebidas alcoólicas para menores.

No mesmo dia da morte de Dourado, o evento foi palco de brigas em que outro adolescente foi agredido por cerca de dez rapazes.

Após a ocorrência que resultou na morte de Rafael, a Estância Alto da Serra chegou a vetar a entrada de menores no show do rapper carioca Marcelo D2, que foi realizado no dia 11 de outubro daquele ano.

O aviso sobre a censura foi feito pelos funcionários para as pessoas que ligavam pedindo informações sobre a venda de convites.

O Conselho Tutelar chegou a fazer um trabalho de conscientização em parceria com a associação comercial para coibir a venda de álcool a menores de 18 anos.




Relacionadas

Nenhuma notícia relacionada

Tags

Nenhuma tag relacionada

Comentários

GABRIEL BIO

15/03/2010 às 20:45

É muito fácil punir quem gera emprego e renda para centenas de famílias, pq o MP não se preocupa em atuar contra o tráfico de drogas? a Pirataria? O Ilustre Promotor não promove ações contra o tráfico de drogas pq?

Gabriel Bio

15/03/2010 20:30

Um Estadio de Futebol é fechado após as torcidas se degladiarem em suas redondezas? Nunca isso ocorreu! Pq uma casa de Show é será fechada? Porque o MP não se procupa com as favelas que cada dia mais crescem na região, ao inves de atrapalhar quem gera emprego?? Isso é pirotecnia barata, cuidem de problemas sociais!!!

jhonny

12/03/2010 às 11:02

(CON. 2) TENHO PENA DAS PESSOAS QUE TRABALHAM NAQUELE LUGAR. FUI A UM EVENTO, A ALGUM TEMPO ATRAZ, E FIQUEI ABISMADO. POR MAIS QUE OS SEGURANÇAS REVISTEM, A DROGA ENTRA, A VEBIDA ROLA SIM PRA MENORES, SEXO É ABERTO E NÃO É POR FALTA DE SEGURANÇA. ACHO QUE DEVERIA TER NO MINIMO 800 SEGURANÇAS PRA EVENTO DE CASA CHEIA.

jhonny

12/03/2010 10:55

EU NÃO ACHO QUE O ESTANCIA ALTO DA SERRA SEJA UM LUGAR APROPRIADO PARA MENORES DE 21, 21 ANOS!! PELO BELO ESPAÇO QUE TEM, DEVERIA SER MELHOR APROVEITADO, COMO PARA REUNIÕES FAMILIARES, FESTAS DIURNAS PARA MENORES DE IDADE, PROGRAMAÇÃO LIVRE PARA MENORES. AQUELE LUGAR A NOITE...É UM BORDEL. TUIDO ACONTECE.(CONT. 1)

Helio

11/03/2010 às 23:19

Acho muito branda a pena, pois neste local que é usado como comitê politico acontece muito mais do que vender bebida a menores.

Djanne Gomes

11/03/2010 22:43

(cont.) Pior foi um delegado q eu vi lá trêbado, nem se segurava direito e eu falei da lei seca, ele riu na minha cara e disse q se parassem ele, ele mostrava a carteira vermelha dele e ninguém era doido de autuar ele.Aff isso foi um cúmulo, mas ñ deixo de me divertir lá, pois pelo menos me divirto e muito!!!

Djanne Gomes

11/03/2010 às 22:41

Olha só outro dia eu fui e uma amga da minha irmã com 16 anos quase ñ entra mostrando o rg verdadeiro e eu consegui entrar com ela e uma galera, pois sou responsável.Mas muitos ali vão com rg falsoe entram na boa.Já vi muitos tmbm pedirem q maiores comprassem bebidas pra eles e isso ocorre mesmo!

PARA CHICO

11/03/2010 16:43

é dorgas mesmo chicão.... é modo de falar dorgas dorgas dorgas... mais c cojncorda comigo ou não esse mlk bebeu ou usou droga pq quis não foi ?

PARA CHICO

11/03/2010 às 16:43

é dorgas mesmo chicão.... é modo de falar dorgas dorgas dorgas... mais c cojncorda comigo ou não esse mlk bebeu ou usou droga pq quis não foi ?

CHICO DOCE

11/03/2010 12:14

HEI...."PARA VALTER" VC TAVA FALANDO SERIO QUANDO ESCREVEU "DORGAS"? ACHO QUE É DROGAS !!! ESCREVE DIREITO AÍ, CABEÇA DE BAGRE !!!!

para valter

11/03/2010 às 11:06

amigão as dorgasi tem em todo lugar... dorgas são comuns em qualquer lugar hoje e aposto que a casa não ofereceu alcool para ele não. bebeu pq quis.. dorgas dorgas

R.Sucupira

11/03/2010 10:59

Alem da Pizzaria Estancia,os promotores deveriam mudar o seus horarios de trabalho e circularem nas noites nos lugares da moda.Com certeza vai faltar papel,canetas e lugar nas delegacias porque a quantidade de coisas erradas é assombroso.SE mexer nos divertimentos noturnos muita coisa vira a tona e ai os proprietarios

debora

11/03/2010 às 10:56

TEM QUE IR INVESTIGAR A POUSADA DOS PESCADORES LA MESMO PRÓXIMO AO ESTANCIA LÁ TB ROLA DE TUDO E MAIS UM POUCO

PRO-VALTER

11/03/2010 10:45

este lugar alem de acontecer tudo isso com o social ,tambem esta em area de proteção ambiental, tem que ser desativado,e criar escola ambiental para a população,quem usa deste lugar para fazer campanha politica tem que prestar conta com a sociedade,

Airton Massari

11/03/2010 às 10:21

Como pai de adolescentes, graças a Deus estou livre de ver minhas filhas frequentando esta Babel Country brega de péssimo gosto. Como motorista e usuário frequente da Estrada Velha eu só tenho a lamentar a falta de ação das autoridades de trânsito quanto ao abuso e a falta de organização no entorno nos fins de semana.

CLÁUDIO LUIZ PESSUTI

11/03/2010 10:14

Novamente se nota a "agilidade" da Justiça.5 ANOS para decidir algo que dava para decidir em 30 dias.E essa punição é fraquinha que só hein!!?

VALTER

11/03/2010 às 9:51

SE PROCURAR DIREITO ACHA MUITO MAIS COISA, PROSTITUIÇÃO, DROGAS, ASSALTOS


Projetos Especiais