Diário do Grande ABC

POLÍTICA


terça-feira, 2 de março de 2010 21:36

Jobim vai apresentar a Lula relatório sobre de caças

Da Agência Brasil

2 comentário(s)

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, disse nesta terça-feira que vai entregar em 20 dias ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva um relatório sobre a escolha do modelo de caça que deverá ser comprado pela FAB (Força Aérea Brasileira). Em audiência na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado, Jobim disse que cabe ao ministro da Defesa opinar sobre o assunto e apresentar a argumentação sobre a escolha.

"Em 20 dias eu estarei pronto com essa exposição de motivos", disse o ministro que já se manifestou ser favorável à compra do avião Rafale, de produção francesa.

O principal obstáculo ao modelo da francesa Dassault é o preço. A norte-americana Boeing, com o F-18 Super Hornet, e a sueca Saab, com o Gripen NG, também estão na disputa. As três empresas querem fornecer ao Brasil um lote inicial de 36 caças para a FAB como parte do chamado programa F-X2.

De acordo com Jobim, antes de tomar a decisão final, Lula deverá convocar o Conselho de Defesa Nacional. "O presidente deseja decidir uma vez que precisamos começar substituir. A frota de aviões supersônicos começa a entrar em obsolescência em 2014, então, precisamos estabelecer uma substituição dessa frota", disse Jobim.




Relacionadas

Tags

Comentários

jcarlos

13/03/2010 às 1:22

MIn Jobbim ,O que o senhor entende de Defesa?.Isto é competência dos generais da Marinha, Exercito e Aeronáutica.Pelo que se sabe o senhor é um civil, empregado do Sr.Luis Ignacio

Este comentário não representa a opinião do Diário do Grande ABC, a responsabilidade é do autor da mensagem.

nino

03/03/2010 8:34

chega desse teatro se os aviões serão franceses, o que mais me deixa perplexo é a certeza do pt que todos os brasileiros são idiotas e massa de manobra. é muito mas, porém, contudo mas falta conteudo.

Este comentário não representa a opinião do Diário do Grande ABC, a responsabilidade é do autor da mensagem.


Projetos Especiais