Turismo Titulo
Iguape vira patrimônio nacional
Kelly Zucatelli
Do Diário do Grande ABC
10/12/2009 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


Como presente por seus 471 anos completados neste mês, a cidade de Iguape recebeu o título de Patrimônio Cultural do Brasil pelo Conselho do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

Com o título, Iguape entra na lista dos 173 municípios tombados no País e aguarda para o próximo ano parte de verba do montante de R$ 890 milhões que o governo federal liberará até 2012 para as cidades históricas.

Para festejar em grande estilo, a prefeitura já prepara programação especial de Réveillon com show e queima de fogos. Após as boas-vindas a 2010, a cidade irá ferver com o Festival de Verão, que deve durar todo o mês de janeiro com programações esportivas e culturais, realizadas no centro histórico e na orla do Mar Pequeno.

Entre os dias 2 e 6 de janeiro está confirmada a tradicional Festa de São Benedito, com mais de 100 anos de história. A atração será na Praça São Benedito, no centro histórico e contará com missas, procissão, quermesse, apresentação de banda musical, atividades recreativas e esportivas, como a corrida rústica de São Benedito, tradicional prova da região.

NATUREZA PECULIAR - Após o novo título, aos poucos o turista poderá perceber mudanças de revitalização e desenvolvimento no Estuário Lagunar do Mar Pequeno e o Valo Grande.

Conhecida por suas belezas naturais, Iguape tem 70% de sua área natural protegida, incluindo a Estação Ecológica do Chauás e cerca de 85% da Estação Ecológica Juréia-Itatins, além de estar parcialmente em Área de Proteção Ambiental (APA - Cananéia-Iguape-Peruíbe).

Rios, morros, manguezais, praias e cachoeiras, são só um aperitivo de ecossistemas que o turista vai encontrar em Iguape. É lá também que estão as chamadas Reservas de Mata Atlântica do Sudeste, tombadas pela Unesco em 1999.

Em seu extenso território de 1.964 quilômetros quadrados, uma das opções de passeio é a Fonte do Senhor, um recanto pertencente ao Parque Florestal do Morro do Espia. O local abriga uma gruta que recebe milhares de visitantes ávidos por conhecer um pouco da história do santo.

Sol e mar também podem ser curtidos a valer nesta região do Vale do Ribeira. A 18 quilômetros do centro está a praia da Juréia e os rios Suamirim e Ribeira de Iguape, ótimos para a pesca, passeios de barco e caiaque.

As trilhas também são uma boa pedida para os aventureiros de plantão. No Outeiro do Bacharel, localizado no bairro do Icapara, há uma trilha de um quilômetro - a partir do centro do bairro - que leva ao pico aonde está localizado o farol utilizado para sinalizar as embarcações que adentram o Mar Pequeno. Do local é possível avistar a Barra do Icapara, o encontro do Rio Ribeira de Iguape com o Oceano Atlântico, Ilha Comprida, Maciço da Juréia e os ecossistemas associados como restinga, manguezal e a mata atlântica.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;