Setecidades Titulo
Restrição ainda atrapalha usuários de fretados
Isis Mastromano Correia
Do Diário do Grande ABC
14/08/2009 | 07:49
Compartilhar notícia


Atrasos no trabalho, negociação de horários com o chefe e migração para o transporte público são os reflexos das primeiras três semanas após a restrição de ônibus fretados no Centro Expandido da Capital para os trabalhadores que saem do Grande ABC rumo a São Paulo.

A medida tomada pelo prefeito Gilberto Kassab (DEM) rendeu 30 minutos diários de caminhada para a analista de marketing Roberta de Pádua, 30 anos, de São Bernardo. Antes ela seguia direto de casa até a porta do serviço, na Vila Olímpia; agora é obrigada a desembarcar na Avenida dos Bandeirantes, a via mais próxima do trabalho e ponto final para o fretado que não tem permissão para prosseguir.

Até o hábito de se vestir teve de ser adaptado. Roberta tem de trabalhar com roupas sociais, mas os pés que habitualmente caminhavam sobre um salto alto tiveram de se acostumar a um par de tênis que aturasse o percurso.

"Chego na empresa e troco de calçado. É o jeito. O problema é que na hora da volta passo por lugares um pouco perigosos que antes não tinha de enfrentar. Ficou horrível", lamenta.

Juliana Navarro, 24, estudante de São Caetano, preferiu migrar para o transporte público, mas atrasar-se para chegar ao trabalho tornou uma constante. "Desisti do fretado. Hoje pego um ônibus, um trem e um metrô para chegar à empresa em que faço estágio, nas proximidades da Avenida Paulista", diz. "Tenho de sair de casa duas horas antes do que era habitual para mim e ainda me atraso uns 15 minutos na chegada. O chefe é que não entende muito."

Empresário do setor de fretamento, Luiz Orestes Rebizzi viu sua frota baixar de cinco para três ônibus e a clientela que seguia do Grande ABC para a Capital diminuir em 30%. "E os ônibus que restaram ainda não vão com a capacidade total de passageiros. Os que levo acabam ficando em estações do metrô pelo caminho."

DISCUSSÃO - A Comissão de Transportes da Assembleia Legislativa convocou o secretário municipal de Transportes da Capital, Alexandre Moraes, para prestar esclarecimentos sobre a restrição dos fretados no dia 20, às 14h30 na Casa.

"Queremos que sejam apresentados argumentos e estudos para que tenha sido tomada essa decisão de maneira que considero intransigente", aponta o deputado estadual Orlando Morando (PSDB), integrante da Comissão.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;