Setecidades Titulo
Golpe dos títulos protestados 'fisga' empresários da região
Karla Machado
Do Diário OnLine
29/01/2009 | 10:22
Compartilhar notícia


Uma nova modalidade de golpe vem sendo aplicada a pequenos empresários da região. O estelionatário liga para a vítima identificando-se como funcionário do 1º Cartório de Ofícios de São Paulo e propõe o pagamento de um suposto título atrasado sob a ameaça de inserir o nome da empresa no SPC (Serviço de Proteção ao Crédito).

Se não fosse a experiência proporcionada pelos 12 anos à frente de uma empresa de engenharia em Santo André, o engenheiro Roberto Ramos Assunção, 41 anos, entraria para a estatística de vítimas da fraude. Nos últimos dez dias, ele recebeu ao menos três ligações da quadrilha. "Segundo eles, eu deveria efetuar quatro pagamentos de R$ 389 cada", conta.

A princípio, Assunção não deu importância ao fato. "Nem me dei ao trabalho de anotar, pois pensei que fosse um engano", diz. A insistência dos golpistas, porém, fez com que ele constatasse que se tratava de mais uma tentativa de fraude. "Da última vez, quis testar o rapaz e pedi para ele mandar alguém receber na empresa. Na hora, ele retrucou: 'só estou comunicando'. Então, comecei a falar umas palavras deselegantes e ele bateu o telefone na minha cara."

No caso da empresária R.S., 28 anos, que preferiu não ser identificada, o pagamento dos débitos - com valores idênticos ao da empresa de engenharia - tinha inclusive prazo para ser quitado. "Me ligaram às 9h e disseram que eu tinha até as 14h para fazer o pagamento", lembra.

Intrigada, a empresária procurou obter mais informações a respeito da empresa credora. Ao digitar "Central Brasileira de Publicações Ltda" - nome que lhe foi passado pela golpista - em um site de buscas na internet, R.S. se deparou com uma série de links apontando para uma empresa fantasma. "Descobri que várias pessoas já tinham caído na mesma emboscada", afirma.

Precauções - Segundo o diretor da Acisbec (Associação Comercial de São Bernardo do Campo), Valter Moura, a lista de golpes cometidos contra empresas é bastante extensa. A cada ano, diz ele, surgem novos métodos de 'fisgar' as vítimas.

No ano passado, a fraude do falso boleto pegou muita gente desprevenida. Funcionava assim: a Acesp (Associação Comercial do Estado de São Paulo) emitia boletos cobrando anuidade de empresários associados a ACSP (Associação Comercial de São Paulo), que, confusos, acabavam por efetuar o pagamento.

Para não correr o risco de ser enganado, é preciso atentar-se a alguns cuidados. Segundo Moura, quando a empresa tem um título a ser protestado, o cartório emite um comunicado por escrito ou, então, divulga uma nota na imprensa. "O cartório não faz ligações. Se a pessoa não receber nenhum documento, não tem que se preocupar", esclarece.

Além disso, a dívida sempre deve ser paga no próprio cartório, que emitirá um recibo do pagamento. "O cartório jamais pedirá para o devedor efetuar o pagamento na conta da empresa credora", explica.

Também é recomendável que se registre um boletim de ocorrência por tentativa de estelionato e que o caso seja comunicado à associação comercial da cidade.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;