Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Segunda-Feira, 29 de Abril de 2024

Setecidades
>
Diadema
Alunos criticam desperdício de água e pedem consciência
Nelson Donato
Especial para o Diário
11/08/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


Apesar da melhora dos níveis dos reservatórios de água do Estado, a situação ainda necessita de olhar atento da população. Infelizmente, nem todos consomem água de modo consciente. Tais fatos foram alvo das críticas dos alunos durante mais um dia de provas da décima edição do Desafio de Redação, concurso literário promovido pelo Diário, e que debate o tema Água Não Nasce na Torneira.

Na EE José Marcato, situada na região central de Diadema, os estudantes relatam que mesmo com o drama da falta de água vivida nos dois últimos anos, ainda presenciam o desperdício do recurso no dia a dia. Como exemplo, os jovens citam a lavagem de veículos e não reutilização do recurso hídrico. “Muitas pessoas não se conscientizam. Vejo muita gente esbanjando e poucos preocupados com a economia. Acho isso deplorável”, opina a aluna Isabela Soares Teixeira, 16 anos.

O tema proposto no concurso literário foi elogiado por Isabela, que acha que o assunto não pode ser esquecido. “Alguns só percebem o problema quando as más notícias chegam. Por isso, é válido que a gente pense sobre o que está acontecendo. Creio que, quanto mais redações, melhor.”

Desenvolver o pensamento crítico também é importante para que soluções sejam alcançadas. A proposta de debate do Desafio de Redação mostra que a cada ano os estudantes demonstram ampla visão acerca dos problemas da sociedade.

A aluna Mariana Aparecida Silva do Nascimento, 16, lembra que já mudou sua opinião durante a elaboração do texto. “É incrível quando paramos para pensar sobre determinado assunto. Em algumas oportunidades, mudei muitos conceitos que eu tinha, e consequente, passei a enxergar os temas de modo diferente, de forma mais crítica.”

A jovem também afirma que vê desperdício de água constantemente. “Muita gente sabe dos riscos (de ficar sem água), mas continuam sem consciência. Creio que a situação pode se agravar ainda mais se as pessoas insistirem em não tomarem atitudes.”

O Desafio de Redação conta com o apoio da Ecovias, Shopping Golden Square e Aesa (Associação das Empresas do Sistema de Transporte de Santo André).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.