Setecidades Titulo Segurança
Ribeirão Pires retoma pagamento de horas extras para GCM

Medida estava suspensa desde o ano passado; Prefeitura também deve ampliar número de câmeras de monitoramento na cidade

Daniel Macário
do Diário do Grande ABC
12/05/2017 | 07:07
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


A Prefeitura de Ribeirão Pires retomou no fim do mês passado o pagamento de horas extras para profissionais da GCM (Guarda Civil Municipal). A medida, que estava suspensa desde a gestão passada, chefiada pelo ex-prefeito Saulo Benevides (PMDB), em decorrência da crise financeira enfrentada pelo Paço, volta a integrar os custos mensais da administração como maneira de equacionar a quantidade “insuficiente” de profissionais de Segurança na cidade, estimada hoje em 120 guardas.

Segundo o secretário de Segurança Pública, José Luís Martins Navarro, a ação aprovada pelo prefeito Adler Kiko Teixeira (PSB), após solicitação feita pela própria Pasta, deve amenizar deficiências pontuais do serviço de ronda realizado no município, embora admita que não solucionará em definitivo os problemas da área. “O pagamento das horas extras acaba sendo um reconhecimento aos profissionais que muitas vezes ficavam a mais do horário para finalizar ocorrência e não recebiam pelo trabalho. Óbvio que isso também contribuiu para melhorar a Segurança. Caso haja evento de grande porte, por exemplo, podemos ampliar o efetivo. Mas reconhecemos que não é o ideal. O guarda precisa ter seu descanso merecido, porém vivemos um momento de crise”, avalia.

Os profissionais que atualmente trabalham na escala 12x36, segundo a Prefeitura, podem fazer até 12 horas extras por dia. O pagamento, por sua vez, terá como base o salário mensal de R$ 1.100 (sem benefícios) que guardas municipais recebem.

A expectativa do secretário de Segurança Pública é a de que até setembro a Prefeitura consiga fazer a abertura de concurso público para a GCM. A ideia é abrir inicialmente 100 vagas, mas chamar os aprovados de maneira gradativa, conforme a melhora da situação financeira do Paço.

Paralelo a isso, Navarro estuda adquirir, por meio de parceria com os governos estadual e federal, mais 27 câmeras de vigilância para serem instaladas em áreas mais distantes da região central. “Queremos fazer um estudo para ampliar nossa central de monitoramento para áreas com maiores ocorrências. A ideia é captar recursos com Estado ou União no decorrer nos próximos meses até o próximo ano”, explica.

Atualmente, Ribeirão Pires possui 36 câmeras de monitoramento, sendo 19 equipamentos móveis e 17 fixos, segundo a Prefeitura.

DESAFIO
Passados quatro meses à frente da Secretaria de Segurança Pública, Navarro vê como principal desafio na área a diminuição de roubo de veículos. Somente no mês passado, o índice apresentou alta de 15,79 % – levando-se em consideração a comparação dos números de março deste ano e do mesmo período de 2016 (passou de 19 para 22). “É uma modalidade que tem crescido em toda região. Nossa meta é diminuir essas ocorrências”, destaca o chefe da Pasta.

Para reduzir os índices, a Prefeitura tem investido em operações em conjunto entre GCM e polícias Militar e Civil. Ontem, na ação realizada pelas corporações, guardas e agentes fizeram rondas na área central. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;