Setecidades Titulo Descaso
Parque da Juventude de São Bernardo tem halfpipe interditado

Há dois anos pista de skate em formato de ‘U’ está danificada; promessa era para reformá-la em 2014

Nelson Donato
Especial para o Diário
24/05/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Anderson Silva/DGABC


O Parque da Juventude da São Bernardo é conhecido por ter uma das maiores pistas de skate da região. O ponto de encontro de praticantes de esportes radicais, porém, está com o halfpipe, pista em formato de ‘U’, interditado há dois anos. E não há qualquer previsão da gestão Luiz Marinho (PT) para reformar o equipamento. Esta foi a principal constatação do raio X dos parques da cidade.

O tempo contribui para a deterioração da estrutura, que tem aspecto de abandono e um grande buraco. A Prefeitura havia divulgado a reabertura para o início de 2014, mas esqueceu da promessa. O novo prazo está previsto para agosto, mas as obras ainda não foram iniciadas. Os balanços do parquinho também estão quebrados.

Frequentador do parque, o skatista profissional Francisco Kendy Tachibana, 33 anos, explica que o halfpipe, por ser feito de madeira, necessita de cuidados especiais. “Não é como a pista de street, que é de concreto. A manutenção tem que ser feita com mais frequência para evitar esses danos.”

Apesar do problema, Tachibana gosta do lugar. “É um bom local para treinos. Também há uma pista para menores de 12 anos aprenderem os movimentos básicos.”

Os demais parques da cidade, como o Chácara Silvestre, também apresentam falhas. Próximo à entrada, mesa com tabuleiro de xadrez está quebrada. As pistas de caminhada têm fissuras e pouco revestimento para uniformidade.

O Parque dos Meninos, no bairro Rudge Ramos, é o que tem menos reclamações. Os brinquedos e a academia estão em bom estado e são utilizados por muitos munícipes. A equipe do Diário constatou que, aparentemente, o pequeno lago está limpo e é povoado por muitos peixes, que embelezam a paisagem. As exceções do espaço são os banheiros. Os vasos sanitários estão sujos e um deles quase transbordava urina na ocasião da visita.

Mesmo assim, o vendedor Juraci Almeida, 53, aprova a área. “Está bem conservada. Eu e minha mulher frequentamos o parque até de noite, pois a iluminação é boa.”

A Prefeitura informou que a limpeza dos parques da cidade, incluindo banheiros, “é feita diariamente, no mínimo três vezes ao dia pela empresa contratada ou sempre que houver necessidade.”

Salvador Arena, no Rudge Ramos, é exemplo a ser seguido na região

Dos parques visitados pela equipe do Diário em São Bernardo, o Salvador Arena é o que apresenta melhores condições estruturais. Além do corte da grama estar impecável, a área verde conta com caixas de som espalhadas por todo trajeto da pista de caminhada, o que proporciona aos frequentadores uma trilha sonora para acompanhar as atividades.

Uma das principais atrações do local é o aquário, que conta com variedade de espécies de peixes. Os brinquedos são novos e há boa sinalização. O aposentado Antônio Rosa Alves, 73 anos, conta que se desloca de Diadema todos os dias só para andar ali. “É muito bem cuidado e vigiado, diferentemente dos da minha cidade, onde têm muitos usuários de drogas. Venho colher frutas aqui também.”

Limo no chão oferece risco de queda no Raphael Lazzuri

O Parque Raphael Lazzuri é um dos espaços que possuem mais problemas na cidade. O acúmulo de sujeira oferece risco. A cascata está tomada por lodo, há buracos no espelho d’água e um dos bebedouros não funciona.

Uma das principais falhas é o limo no chão, que oferece risco de queda. O aposentado Vitório Abreu Júnior, 71 anos, afirma que a área já teve dias melhores. “Hoje os bancos chegam a ficar encardidos, alguns estão danificados.”

Procurada, a Prefeitura disse apenas que “a cascata é tratada por empresa particular, com acompanhamento de biólogo, e recebe manutenção sempre que há detritos como lixo e folhas, que são retirados manualmente.”  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;