"Em fotojornalismo, a primeira coisa importante é o valor-notícia; a segunda, usar a plasticidade para informar; e a terceira, a criatividade porque hoje todo mundo fotografa com seus celulares e as próprias empresas de comunicação pedem que os leitores enviem suas imagens para serem usadas", diz Armando Fávaro, editor-assistente de imagem do jornal O Estado de S.Paulo e um dos curadores da FotoRetrospectiva 2014 da Arfoc-SP.
Para Fávaro, a vista aérea da represa de Atibainha em Nazaré Paulista, que integra o sistema Cantareira, realizada em novembro por Nacho Doce, da Reuters, é um dos principais exemplares do que pode ser considerada uma bela obra de fotojornalismo - informa sobre um caso urgente, a crise hídrica paulista e ainda se apresenta como uma "maravilhosa" composição quase abstrata, em verde e marrom. "Foi capa em todos os jornais", conta o curador, que selecionou as fotografias - algumas inéditas - integrantes da exposição ao lado de Erivam de Oliveira, professor de fotojornalismo da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), e de Eugênio Goulart, fotógrafo e ex-diretor do jornal Meio&Mensagem.
Além da Copa de futebol e da falta de água em São Paulo, outros fatos importantes também foram marcantes em 2014, como as eleições no País e as manifestações populares desde 2013. Exibidas em painéis de 75 cm X 55 cm, imagens coloridas e em preto e branco rememoram o ano pelo olhar atento de 61 fotógrafos - ou faz o espectador até mesmo surpreender-se pela abrangência de pontos de vista dos profissionais associados.
Mas o panorama de 2014 não se constrói apenas por imagens factuais, como também por retratos de personalidades da cultura e da política, por exemplo. Entre os destaques dessas obras, segundo Fávaro, está o registro do cantor e compositor Paulinho da Viola realizado em outubro por Eduardo Nicolau, editor de Imagem do Estado. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
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